Indústria do patrocínio esportivo no Brasil e no mundo é tema de novo livro

Livro apresenta dados e estratégias para prospecção, análise e retenção de parcerias na área - Divulgação

Uma radiografia da indústria do patrocínio esportivo no Brasil e no mundo. Essa é a premissa do livro “Gestão Estratégica do Patrocínio Esportivo”, escrito por Nicolas Caballero (professor da Trevisan Escola de Negócios) e Paulo Henrique Azevêdo (professor da Universidade de Brasília), que traz “os principais caminhos para empresas, entidades esportivas e atletas firmarem parcerias eficientes e duradouras”.

“O patrocínio esportivo não é apenas a exposição da marca junto a grandes entidades esportivas e atletas internacionalmente conhecidos. Apesar de fundamental para a construção do branding, com o avanço das novas mídias, é imprescindível criar estratégias, engajamento e, principalmente, gerar negócios a partir desse investimento”, explicou Caballero.

De acordo com ele, ao longo dos últimos anos, as empresas perceberam a força do esporte como plataforma não só de promoção e reconhecimento de imagem, mas também como um caminho para fortalecer relacionamentos junto aos seus mais variados públicos-alvo. No entanto, segundo o professor, para que qualquer parceria tenha sucesso, é preciso haver comprometimento.

“Hoje, não existe uma equipe ou um atleta que sobreviva sem algum patrocínio. Mas é necessário acompanhar as métricas e saber onde e como o dinheiro está sendo aplicado. As negociações dos dois lados, patrocinador e patrocinado, precisam ser flexíveis, adequando-se às necessidades de ambos. Não se pode construir um projeto padrão de patrocínio e entregá-lo para 30 empresas diferentes. Cada organização tem objetivos específicos no mercado. Então, o projeto deve ser customizado. É fundamental não oferecer nada que não se possa entregar”, salientou.

O livro

Com 328 páginas e publicado pela Editora Actual (Grupo Almedina), o livro reúne pesquisas desenvolvidas durante 10 anos e apresenta dados e estratégias para prospecção, análise e retenção de parcerias na área, assim como todas as formas de investimento no esporte, mostrando suas vantagens e desvantagens. A apresentação é de Ivan Martinho, presidente da World Surf League (WSL) na América Latina e colunista da Máquina do Esporte, e o prefácio foi escrito por Andreu Camps Povill, professor titular do Instituto Nacional de Educação Física da Catalunha (INEFC).

Com direito a entrevistas com alguns dos principais gestores esportivos do Brasil, os autores falam de marketing esportivo, copatrocínio, patrocínio, parceria, cogestão, licenciamento, franchising, ROI (retorno sobre investimentos, na sigla em inglês) e métricas, trazendo muitas histórias dos esportes no Brasil e no mundo. A primeira parte do livro, por exemplo, é inédita, com linhas do tempo que contam a evolução dos patrocínios esportivos desde 1858, quando se tem notícia do primeiro negócio fechado nesse meio.

Ainda há dicas como a hora certa do patrocinador ingressar com sua verba, o melhor momento de sair de um determinado negócio sem prejuízo e como analisar um projeto de patrocínio ou avaliar se o parceiro tem um programa de compliance e está comprometido com boas práticas, entre outras. A obra também traz orientações para quem tem anos de estrada, mas também ensina como gestores esportivos que estão iniciando podem se sair vitoriosos nessa área.

“Gestão Estratégica do Patrocínio Esportivo” já pode ser encontrado no site do Grupo Almedina Brasil e na Amazon. Indicado para empresários, profissionais de marketing, gestores esportivos, entidades (confederações, federações, clubes, equipes, etc.), atletas, publicitários, relações públicas, jornalistas, advogados, professores ou qualquer pessoa que queira estudar a fundo o assunto, o livro custa R$ 129.

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