A Confederação Brasileira de Judô (CBJ) firmou um acordo com a KuSakura, que será a nova fornecedora oficial de material esportivo para atletas da modalidade que representarão o Brasil nas competições internacionais. O anúncio foi feito na manhã desta quarta-feira (21).
O contrato ficará em vigor até 2028, e a estreia do novo uniforme (ou judogi) se dará no Campeonato Mundial de Judô, que será realizado em Tashkent, no Uzbequistão, entre 6 e 13 de outubro deste ano.
“A KuSakura é uma das marcas mais tradicionais do judô e tê-la conosco é motivo de muito orgulho para o judô brasileiro. Esse acordo de longo prazo, cobrindo as duas próximas edições de Jogos Olímpicos, só reforça a credibilidade da CBJ enquanto instituição e nos dá tranquilidade para garantir o melhor material para os nossos atletas buscarem seus melhores resultados”, afirmou Silvio Acácio Borges, presidente da CBJ.
Marca tradicional
Fundada em 1918, em Osaka, no Japão, a KuSakura é especializada em tecidos fabricados a partir do algodão “Kawachi”. A estreia da marca em competições internacionais foi nos Jogos Olímpicos de Tóquio, em 1964, quando vestiu os atletas do time japonês.
Atualmente, a KuSakura é a única empresa do mundo a dominar todas as etapas do processo de fabricação de quimonos esportivos, desde a elaboração dos tecidos até a alfaiataria. Todos os judogis a serem utilizados pelos atletas brasileiros, inclusive nos Jogos Olímpicos de Paris 2024 e Los Angeles 2028, serão produzidos manualmente, por meio de um método tradicional desenvolvido pela empresa.
“Eu gostaria de agradecer ao presidente Silvio Acácio Borges por escolher a KuSakura como fornecedora oficial da CBJ. Espero que a seleção brasileira seja reconhecida mundialmente vestindo o ‘S’ da KuSakura. É uma honra, para nós, fornecer um judogi digno à seleção brasileira de judô até os Jogos Olímpicos de Los Angeles 2028”, celebrou Masahiko Miura, presidente da KuSakura.