Morto aos 58 anos neste domingo (31), vítima de mal súbito, o empresário João Paulo Diniz foi um esportista e incentivador do esporte como forma de se atingir uma vida saudável.
Ele também participou ativamente de iniciativas para a promoção de melhorias na gestão do esporte e foi um dos idealizadores de competições de sucesso, como a Maratona Pão de Açúcar de Revezamento, que levou anualmente às ruas milhares de corredores para cumprir a distância de 42,195 km em equipes de duas, quatro ou oito pessoas.
João Paulo começou a praticar triatlo em 1986, aos 23 anos. As corridas de rua foram outra paixão na vida do empresário, que participou de mais de 20 maratonas desde 1991, quando estreou na Maratona de Nova York. Na cidade americana, disputou dez vezes a prova. Também correu seis vezes a Maratona de Chicago, duas em Paris, uma em Londres e uma em Porto Alegre.
O empresário Abílio Diniz, de 85 anos, pai de João Paulo, também começou a correr por influência do filho.
João Paulo também competiu, de 1995 a 1997, em uma das principais provas de resistência do mundo, a Race Across America, que cruza os Estados Unidos de bicicleta em equipes de ciclistas, de costa a costa. Na Race Across America, a equipe de João Paulo garantiu o segundo e o terceiro lugares.
O empresário também disputou provas de Ironman. Em 1996, competiu na tradicional prova no Havaí. Também disputou outras duas competições na Alemanha e quatro no Brasil.
Gestão esportiva
Pós-graduado na London Business School, João Paulo sempre acreditou que era possível melhorar a gestão esportiva no Brasil. Por isso, participou do conselho da ONG Livewright, que se define como um “movimento privado, sem fins lucrativos, que deseja impactar significativamente a performance olímpica brasileira e profissionalizar o esporte no Brasil no longo prazo, transformando o Brasil em potência olímpica”.
João Paulo, que apoiava o movimento Atletas pelo Brasil, também era presidente do Pacto pelo Esporte, um acordo privado e voluntário entre empresas que patrocinam o esporte no país, que tem por objetivo melhorar as práticas de gestão, transparência e governança das entidades esportivas.
Na terça-feira da semana passada (26), o empresário esteve no lançamento do braço latino-americano da Aliança Global pela Integridade do Esporte (Siga, na sigla em inglês), entidade dirigida no mundo pelo português Emanuel Macedo de Medeiros.
A Siga América Latina teve apoio do Pacto Pelo Esporte e da Arena Hub para seu lançamento no Brasil. A ONG congrega empresas, governos e organismos multilaterais em busca de melhores práticas na gestão e governança esportiva.
João Paulo também participou ativamente da criação do Núcleo de Alto Rendimento (NAR), centro de treinamento com modernos equipamentos para estudo, avaliação e treinamento esportivo. Atualmente, o NAR cede suas instalações periodicamente para treinamentos de seleções brasileiras de diversas modalidades. O espaço é mantido pelo Instituto Península, ONG de apoio a iniciativas sociais e educacionais mantida pela família Diniz.