Considerado o melhor ciclista em atividade no país, Henrique Avancini se tornou o novo sócio da startup Semexe, marketplace especializado em esportes. O atleta também atuará como membro do conselho da empresa e ajudará a guiar todas as estratégias e expandir a atuação da Semexe na vertical de ciclismo.
Como sócio da empresa, Avancini se junta a nomes já experientes no universo das startups que já apostam na Semexe, como Guilherme Bonifácio, cofundador do iFood, e Rodrigo Borges, cofundador do Buscapé. Além deles, outros executivos do mercado esportivo também fazem parte do grupo, como Bernardo Fonseca (XTerra Brazil), Carlos Galvão (Ironman Brasil) e Mario Roma (Brasil Ride).
Com a origem focada no mundo do ciclismo, a relação entre Semexe e Henrique Avancini começou ainda antes do lançamento da empresa, fortalecendo-se nos anos seguintes. A companhia já era parceira do atleta no projeto “Pedaling for a Reason”, iniciativa idealizada pelo ciclista, que está na sua quarta edição com leilões beneficentes de equipamentos profissionais usados pelo brasileiro em competições. Os recursos arrecadados são doados para entidades sociais.
“Acompanho o trabalho do Henrique há quase uma década, e essa aproximação foi natural. Ele mudou o ciclismo no Brasil e acreditou no projeto da Semexe de democratizar o acesso a equipamentos esportivos de qualidade. É um atleta diferenciado, com visão de longo prazo, conhecimento da indústria e uma vontade genuína de contribuir para o esporte. Será uma honra e uma responsabilidade ter Avancini ao nosso lado”, celebrou Gabriel Novais, cofundador da Semexe.
“Ter alguém na Semexe que, além do principal expoente da modalidade, ainda pode trazer os insights que só um campeão mundial tem é uma enorme honra para gente. O Henrique se mostrou todo o tempo muito engajado em se envolver com o negócio e contribuir com a estratégia. Ele tem uma visão diferenciada e muito a somar”, acrescentou Rafael Papa, cofundador e COO da Semexe.
Na prática, Avancini terá responsabilidades diretas dentro da plataforma e fará parte do conselho, dando suporte na estratégia da marca junto à comunidade do ciclismo, gerando novas parcerias e participando da estratégia de criação do ecossistema ao redor do marketplace.
“O que mais me motivou a me juntar à Semexe foi enxergar que existe uma sincronia entre os princípios da empresa e o que eu acredito para o mercado da bicicleta no país. Venho me dedicando à bicicleta há muitos anos, cresci como atleta, cresci dentro de um bike shop. Pude ver o crescimento da indústria, atuando diretamente no mercado de bikes no Brasil. Compreendi que poderia trazer uma visão e um valor diferente para uma empresa que estava tão disposta a fazer algo inovador no mercado da bicicleta”, disse o ciclista.
Vale observar que a Semexe vem alcançando um crescimento expressivo desde a fundação, em 2019. No ano passado, o faturamento da startup cresceu 290% comparado ao ano anterior, e a previsão é triplicar o valor em 2022. Nesse ano, mais de 1 milhão e 200 mil visitantes já visitaram a plataforma, que conta com mais de 15 mil vendedores cadastrados no momento.