O mercado de patrocínio esportivo europeu alcançou um valor recorde de € 21,98 bilhões em 2023. Segundo uma pesquisa conduzida pela Nielsen Sports, em parceria com a Associação Europeia de Patrocínio (ESA, na sigla em inglês), o setor teve um crescimento de € 1,29 bilhão em comparação com o ano anterior.
Em 2022, o mercado de patrocínio esportivo foi avaliado em € 20,69 bilhões. O crescimento de 6,2% foi, percentualmente, o mesmo do mercado de patrocínio europeu em geral, que passou de € 29,05 para € 30,86 bilhões, ultrapassando o recorde anterior atingido em 2019, antes da pandemia de Covid-19.
“O ano de 2023 foi notável para a indústria de patrocínios, pois testemunhou uma recuperação total dos efeitos da pandemia de Covid-19 e um crescimento significativo nos gastos”, disse Samantha Lamberti, diretora-geral internacional da Nielsen Sports.
“Vemos mudanças no mercado que também vão influenciar nos patrocínios no médio e longo prazo. No entanto, podemos reconhecer um grande potencial nisso. As marcas e os detentores de direitos terão que se posicionar de forma mais estratégica do que nunca para satisfazer as exigências do mercado”, completou.
O relatório apontou que os mercados de patrocínio de Islândia e Polônia apresentaram os maiores crescimentos, com 19% cada um. Ainda assim, a Alemanha seguiu sendo o maior mercado do continente, avaliado em € 5,7 bilhões, seguida pelo Reino Unido, com € 5,13 bilhões.