Um estudo feito pelo banco de investimento Drake Star apontou que o mercado de tecnologia esportiva movimentou US$ 37 bilhões em 2023 com fusões, aquisições e financiamentos.
A pesquisa, que apresenta resultados trimestrais, inclui também os negócios com elementos que estejam relacionados com a tecnologia esportiva. A compra da WWE feita pela Endeavor, dona do UFC, por US$ 9,3 bilhões, está inclusa nos US$ 27 bilhões referentes a fusões e aquisições, por exemplo.
Os US$ 37 bilhões gerados pelo mercado de tecnologia esportiva em 2023, superiores aos US$ 22 bilhões do ano anterior, foram influenciados por grandes movimentações ocorridas no último trimestre, como a compra da Playmaker Capital, grupo de mídia esportiva digital, por parte da Better Collective, por US$ 188 milhões.
Os investimentos em empresas em fase inicial de desenvolvimento seguiram representando a maioria dos acordos privados, com 625 dos 796 contabilizados. Os especialistas em wearables (dispositivos vestíveis) são responsáveis pela maior parte do valor investido, cerca de 39% dos US$ 5,7 bilhões. Ainda assim, o maior investimento do período envolveu a VSPO, empresa chinesa de esportes eletrônicos, que recebeu US$ 265 milhões no início do ano.
Apesar disso, a Drake Star acredita que, em 2024, haverá um crescimento de empresas em estágios mais avançados de desenvolvimento. A pesquisa cita inteligência artificial, venda de ingressos e gestão de arenas como algumas áreas fortes.
O estudo também apontou que o momento favorável para investimentos no setor pode gerar mais aberturas para oferta pública inicial (IPO), ou seja, quando empresas abrem suas ações para serem comercializadas ao público em geral pela primeira vez.