O México apresentou, nesta quinta-feira (27), a candidatura oficial para sediar os Jogos Olímpicos de 2036. Esta é uma possibilidade que o Comitê Olímpico Internacional (COI) avalia desde julho deste ano. Na proposta, o país latino-americano, que abrigou a edição de 1968 da competição, descartou realizar grandes investimentos e disse que pretende utilizar majoritariamente instalações já existentes no território.
O governo mexicano se comprometeu em contribuir com 10% do investimento necessário para a realização do evento. Caso a candidatura não seja escolhida para a edição de 2036, o país apresentará uma nova proposta para receber a edição de 2040
“30% virão da venda de ingressos, outros 30% com patrocinadores, 10% do governo e os 30% restantes do Comitê Olímpico Internacional”, explicou Marcelo Ebrard, secretário de relações exteriores do governo mexicano.
O México deverá enfrentar a China como principal concorrente para sediar os Jogos de 2036. Isso porque o país asiático já demonstrou interesse em abrigar o evento. Com a competição, os chineses, que receberam os Jogos Olímpicos de 2008, em Pequim, esperam ampliar o impacto do torneio em outras grandes cidades do país, como Xangai, Chengdu ou Wuhan, que ficou conhecida como o local em que teve início a pandemia de Covid-19.
Vale lembrar que as próximas três edições dos Jogos Olímpicos já têm as cidades-sedes definidas: Paris (França) 2024, Los Angeles (EUA) 2028 e Brisbane (Austrália) 2032.