O início da temporada 2022/2023 da liga profissional de futebol americano dos EUA (NFL) tem movimentado o mercado de produtos licenciados não apenas em seu país de origem, mas também em diversas localidades do mundo.
No Brasil, a New Era, fornecedora oficial de bonés das franquias da NFL, registrou na temporada 2021/2022 um aumento de 41% na venda dos produtos da liga, em comparação ao período anterior.
Além do aumento do interesse do público brasileiro pelo futebol americano e os times e eventos da NFL, em especial do Super Bowl, jogo que define o campeão da liga, a hipótese que explica esse crescimento é de que, na temporada 2020/2021, os fãs tiveram de conviver com diversas restrições ocasionadas pelo pico da pandemia de Covid-19, que afetaram não apenas a competição esportiva, mas também o comércio.
Otimismo para a nova temporada
Na nova temporada, iniciada no mês passado, a New Era espera um crescimento de 5% nas vendas dos produtos da NFL, em comparação ao período 2021/2022. A projeção é baseada no atual ritmo apresentado tanto pelo comércio quanto pelos eventos esportivos. O bom desempenho obtido pelos produtos da liga no Brasil no começo do ano também contribui para esse otimismo.
Por fim, um fator que deve ajudar a turbinar as vendas dos itens licenciados da NFL no país é a transmissão dos jogos em TV aberta pela RedeTV!. A emissora paulista exibirá a competição até 2025.