A NFL renovou contrato com a Effect Sport, que segue como a representante oficial da liga de futebol americano no Brasil. Juntas desde 2015, as partes estenderam a parceria para que a agência siga liderando o plano de expansão da franquia no país. Desde o início da relação, o número de fãs declarados da modalidade no Brasil saltou de 3,3 milhões em 2014 para 33 milhões em 2021, segundo números do Ibope Repucom do ano passado.
“É muito especial para a Effect Sport renovar com a NFL e seguir desenvolvendo o trabalho no Brasil. Os resultados mostram que estamos no caminho certo. O feedback dos fãs brasileiros tem sido incrível, e o mercado nacional enxerga cada vez mais no futebol americano excelentes oportunidades comerciais. Por isso, estamos com ótimas expectativas para os próximos anos”, disse Pedro Rego Monteiro, CEO da agência.
A Effect Sport passou recentemente a atuar para a liga também na negociação de direitos de transmissão dos jogos das próximas temporadas, incluindo o recente movimento para levar os jogos de volta à TV aberta em acordo com a RedeTV! até 2025, ponto importante no plano de expansão da liga no país.
Patrocínios regionais
Após a renovação confirmada, a Effect Sport passará a dar ênfase às negociações de patrocínios regionais para a NFL no Brasil. Além disso, também prepara o lançamento do primeiro grande evento de live experience da liga na América do Sul, em 12 de fevereiro de 2023, data do Super Bowl.
“Nosso objetivo é contribuir para que a NFL possa ser vista como uma plataforma de marketing valiosa para marcas do mercado brasileiro, que desejam se conectar com essa base de fãs extremamente engajada com o esporte, de maneira relevante e autêntica”, afirmou Felipe Soalheiro, diretor geral da operação da agência em São Paulo e colunista da Máquina do Esporte.
Cenário digital
No período entre temporadas, o NFL International Summit 2022 reuniu profissionais das equipes dos principais mercados internacionais da liga em Los Angeles, nos Estados Unidos, para três dias de palestras, workshops e reuniões sobre planejamento para as temporadas futuras. Pelo sexto ano, a Effect Sport marcou presença representando a NFL Brasil.
Durante o evento, a conta da NFL Brasil no TikTok (@nflbrasil) foi considerada a melhor entre os mercados internacionais da liga (portanto, sem contar os Estados Unidos). Lançado na última temporada, o perfil já ultrapassou a marca de 340 mil seguidores.
Outro destaque é a conta oficial da NFL Brasil (@nflbrasil) no Instagram, a primeira a alcançar 500 mil seguidores entre todos os demais perfis internacionais da liga. Todos os perfis da NFL Brasil nas plataformas sociais são administrados pela agência Effect Sport.
“É incrível participar pela sexta vez de um encontro tão valioso, em que temos a oportunidade de compartilhar experiências e aprendizados com diversos mercados, além de contato direto com membros chaves da NFL”, contou Marcelo Paiva, head de marketing e comunicação da Effect Sport.
“Neste ano foi ainda mais especial pelo retorno presencial do evento após dois anos e por acontecer na nova sede de Los Angeles, uma estrutura muito impressionante ao lado do SoFi Stadium”, acrescentou o executivo.