O Grupo SBF divulgou, na noite desta segunda-feira (1°), o balanço do segundo trimestre de 2022 da companhia. As informações financeiras compreendem a empresa controladora e suas seis controladas: Centauro, Fisia (gestora e distribuidora oficial da Nike no Brasil), NWB, OneFan, X3M e FitDance.
Entre os números, o que mais chama atenção é o faturamento da Nike. A marca americana ultrapassou R$ 1 bilhão em vendas no segundo trimestre do ano, com a receita bruta crescendo 37,7% em comparação com o mesmo período de 2021. No ano, o acumulado chegou a R$ 1,89 bilhão. Considerando que no segundo semestre haverá a Copa do Mundo, a tendência é que o Grupo SBF consiga quase dobrar o que a Nike faturava no mercado brasileiro em apenas dois anos de controle da companhia.
“Desde que finalizamos a transação com a Nike no final de 2020, temos avançado em ritmo constante na integração das duas companhias. Após um primeiro ano com entregas fundamentais para criar uma estrutura organizacional integrada do Grupo SBF, que nos permitiu capturar sinergias de gestão e backoffice, nesse ano começamos a realizar as primeiras grandes entregas da integração sistêmica, essencial para a estratégia de plataforma”, destacou o Grupo SBF.
Em 2022, a Fisia vem focando sua gestão na abertura de lojas próprias e vendas diretas ao consumidor por meio do e-commerce, uma “imitação” da estratégia adotada pela Centauro. E o resultado vem aparecendo: no segundo trimestre deste ano, houve um crescimento de 114% nas vendas na loja virtual em relação ao segundo trimestre de 2021, totalizando R$ 329 milhões.
“Durante esse segundo trimestre, avançamos com a migração de 100% do fluxo orgânico de nike.com.br para a plataforma proprietária do Grupo SBF, que representa 35% do fluxo total. Quando o fluxo pago também migrar até o final de agosto, teremos uma única plataforma digital no grupo, o que permitirá a captura de sinergias de despesas e a evolução conjunta dos sites das duas unidades de negócio, destravando crescimento adicional em nike.com.br”, acrescentou a companhia.
Quanto à Centauro, a receita bruta da varejista esportiva atingiu R$ 969 milhões entre abril e junho, crescendo 25,4% em comparação com o segundo trimestre de 2021, mas ficando atrás do faturamento da Nike. No acumulado do ano, os números chegam a R$ 1,82 bilhão, também atrás do alcançado pela Nike.
O faturamento geral do Grupo SBF no segundo trimestre teve um aumento de 33% em comparação com o mesmo período de 2021, alcançando R$ 1,8 bilhão. Desse valor, 32,2% vieram dos canais on-line, um crescimento de 4,8% nesse quesito com relação ao segundo trimestre do ano passado. O lucro líquido ajustado do grupo foi de R$ 51,5 milhões entre abril e junho deste ano, com margem líquida de 3,5%.