A Nike, com apoio do Corinthians e em parceria com o programa Somos CIEE (Centro de Integração Empresa Escola), publicou o edital de 20 bolsas de estudo destinadas a jovens negros e negras da região metropolitana de São Paulo. A iniciativa marca a nova fase da campanha “Nossa história é uma página em preto”, que fez parte do lançamento dos novos uniformes do clube alvinegro.
A ação irá se estender até 2028. Das 20 bolsas, nove serão destinadas a participantes de programas sociais apoiados pela Nike na capital paulista, nove para jovens vinculados ao CIEE e duas para atletas federados do Corinthians.
“Ao seguir somando esforços com o CIEE e, também, atuando em conjunto com o Corinthians com a intenção de combater desigualdades históricas e defender a inclusão fora dos campos, nós continuamos a elevar o poder do esporte para que todos tenham a oportunidade de vencer”, disse Bruno Teixeira, gerente executivo de propósito e comunicação da Fisia, distribuidora da Nike no Brasil.
Entre os objetivos da iniciativa está o aumento da representatividade negra na gestão do esporte. Além das bolsas, o Corinthians também se comprometeu a priorizar a contratação desses estudantes em futuros processos seletivos.
“O Corinthians se orgulha profundamente desta parceria junto à Nike e ao CIEE para oferecer ferramentas mais justas para que estudantes tenham melhores condições para desenvolver uma carreira voltada à gestão esportiva. Seguimos empenhados para colaborar com a causa e mostrar que nossas ações vão muito além das novas camisas”, ressaltou Augusto Melo, presidente do Corinthians.
Bolsas
Todas as bolsas serão integrais e aplicáveis ao curso de administração da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (Fesp-SP), que contará com disciplinas voltadas para o mercado esportivo.
Com a aprovação, os estudantes também receberão uma bolsa auxílio durante todo o período de formação. O objetivo é custear o transporte e a alimentação dos alunos, que também terão apoio psicossocial e profissional, que será conduzido pelo Somos CIEE.
“A ampliação da parceria com a Nike, agora com o reforço do Corinthians, nos ajuda a dar mais um passo na construção de uma sociedade plural e igualitária, que viabiliza o acesso e permanência de jovens negros sem rede de apoio financeiro ao ensino superior”, disse Rodrigo Miglio Nader, gerente de assistência social do CIEE.
O programa de bolsas apoiado pela Nike por meio da Fisia teve início há dois anos e já beneficiou 21 jovens negros da região metropolitana de São Paulo, com mais 18 atualmente ativos na universidade e inseridos no mercado de trabalho, seja em estágios ou em regime de CLT.
Edital
O edital contendo todas as informações e documentos necessários para a participação, está disponível no portal do Somos CIEE. As incrições foram abertas nesta quarta-feira (15) e seguirão disponíveis por um mês, até o dia 15 de junho.