O site de análise do mercado de criptomoedas Dune apresentou um estudo sobre o desempenho dos NFTs (tokens não fungíveis) das grandes marcas na rede Ethereum, plataforma descentralizada capaz de executar contratos inteligentes e aplicações descentralizadas usando a tecnologia blockchain. No relatório, a Nike se mostrou o principal destaque “disparado”, com US$ 185,2 milhões de receita total, muito à frente das outras empresas analisadas.
Para se ter uma ideia, entre as marcas esportivas, a próxima da lista é a Adidas, em quinto, com pouco menos de US$ 11 milhões. O ranking tem a Dolce & Gabbana em segundo (US$ 25,6 milhões), a Tiffany em terceiro (US$ 12,6 milhões) e a Gucci em quarto (US$ 11,5 milhões).
Se forem somadas todas as outras marcas da lista, o valor somado não chega nem à metade do alcançado pela Nike. E a razão para a marca esportiva norte-americana ter arrecadado um valor tão maior em relação às outras tem uma explicação: a aquisição da empresa RTFKT, que já liderava o universo da criação de tênis, colecionáveis e experiências virtuais, ocorrida no final do ano passado.
Ao mesmo tempo, o valor conquistado demonstra também o quanto o universo dos NFTs, ao menos por enquanto, é ínfimo perto do todo em uma marca do tamanho da Nike. Para se ter uma ideia, os US$ 185,2 milhões em receita conquistada com NFTs representam menos de 1% dos US$ 46,7 bilhões da receita anual da empresa.
“Esses números de receita são minúsculos em relação às receitas globais dessas empresas. Mesmo que não sejam lucrativos para começar, esses investimentos são, sem dúvida, um pequeno preço a pagar por forjar seu lugar no metaverso e desbloquear futuros fluxos de receita críticos no mundo virtual”, analisou o site Ledger Insights.
Queda no mercado
O que pode preocupar no futuro é a queda livre em que se encontra o mercado de NFTs. Após chegar a um recorde de US$ 17 bilhões em volume de negociações em todas as plataformas em janeiro deste ano, o número caiu vertiginosamente. Em agosto, não deve atingir US$ 800 milhões, o que representa uma queda impressionante de 95% no volume mensal de negociações.
Parte disso pode ser explicado por uma queda de 66% no preço do Ethereum, passando de uma alta de US$ 4.800 em 8 de novembro do ano passado para US$ 1.600 nesta terça-feira (23).
Futuro
Para fechar, vale destacar que as marcas estão usando NFTs de várias maneiras no mercado. Muitas exploram seu potencial de promoção e publicidade, enquanto algumas utilizam como token de recompensa e outros, como clubes, vendem direitos de licenciamento.
Assim, para especialistas, ainda é cedo para saber quem de fato se dará bem com esse universo lá na frente, mas, ao menos para certas marcas, especialmente as dos segmentos de vestuário e de luxo, é possível que os NFTs possam, sim, se tornarem uma fonte significativa de receita no futuro, à medida que o metaverso decolar.