Oi Rio Pro 2022 terá maior estrutura de todos os tempos da WSL no Brasil

Uma equipe de mais de 300 profissionais, entre staff da World Surf League (WSL) e suporte médico, além de produção, limpeza, manutenção e seguranças, entre outros, estará envolvida na realização da oitava etapa do Championship Tour (CT) 2022, o Oi Rio Pro apresentado por Corona. A competição será disputada a partir da próxima quinta-feira (23), com janela aberta até a outra quinta (30).

A etapa brasileira do campeonato de surfe mais importante do mundo ocupará 3.200m² de área construída na Praia de Itaúna, em Saquarema (RJ), tornando a edição de 2022 a maior de todos os tempos no país. São estruturas de alumínio sobre piso de alumínio com madeira, cobertos de lona, que levaram 40 dias para serem erguidas e precisarão de outros 15 para serem desmontadas.  

“Sediar, mais uma vez, a etapa brasileira do Campeonato Mundial de Surfe é uma grande honra e um orgulho para o nosso município. Receber o Oi Rio Pro apresentado por Corona consolida Saquarema na rota do turismo esportivo global. Em 2019 [última edição do evento, que ficou fora do calendário em 2020 e 2021 por conta da pandemia], o Mundial reuniu cerca de 40 mil pessoas por dia nas areias da Praia de Itaúna. São milhares de moradores e turistas movimentando nossa cidade, estimulando a economia e gerando emprego e renda em muitos setores. E ainda temos a oportunidade de mostrar todas as belezas do nosso município para o mundo inteiro”, celebrou Manoela Peres, prefeita de Saquarema.  

Segundo ela, em 2019, no período do evento, a rede hoteleira da cidade registrou ocupação de 100%, bem como o setor de comércio, que sentiu um aumento considerável nas vendas de seus produtos e serviços.

“O setor de eventos foi um dos mais impactados pela pandemia, com efeitos significativos para a população. Agora, retornando às atividades, tenho certeza de que haverá um reaquecimento na economia e, principalmente, no setor turístico da nossa região”, completou a mandatária.  

A organização do Oi Rio Pro 2022 promete mais uma vez um retorno importante para a “Capital Brasileira do Surfe”. Além das performances dos atletas na água, os visitantes poderão usufruir, por exemplo, do espaço Beach Gourmet, com restaurantes representando a culinária de países onde estão sendo realizadas etapas do CT neste ano: Austrália, Portugal, Estados Unidos, Indonésia e Taiti. O local estará sob responsabilidade da produtora de eventos Yellow Stripe, em parceria com a 7 Gastronomia, do Chef Alex Atala, e a Sapore, maior empresa de alimentação coletiva do Brasil.  

Aos fãs que quiserem adquirir produtos oficiais, haverá uma loja oficial WSL Store, com aproximadamente 50 itens, entre camisetas, lycras de competição, sweat shorts e moletons, entre outros. Além disso, a área 51 Ice Lounge, exclusiva de hospitalidade para convidados da WSL e de patrocinadores, contará com uma estrutura inédita e diversas vantagens e serviços, como o Red Bull Athlete Zone, área dos atletas com dois andares, e o Athlete Guest, espaço de 10m x 5m para os familiares e amigos dos atletas.

A estrutura ainda terá áreas de pódio, imprensa, técnica e estação hidráulica, entre outras, e a montagem inclui também banheiros em contêineres.

Por fim, como a WSL sempre demonstra preocupação com o meio ambiente, será instalada uma usina de separação de resíduos no espaço. A liga ainda promoverá educação ambiental para as escolas, e haverá o plantio de mudas de exemplares de vegetação nativa da região de Saquarema.

“A WSL está unindo todos os esforços para a realização do maior evento Oi Rio Pro da história. Na temporada 2022, temos atletas brasileiros no topo do ranking, como vem acontecendo nos últimos anos, além de um recorde de fortes marcas parceiras. Tudo isso é motivo de muita comemoração, e os que quiserem ver essa festa bem de perto com certeza não se arrependerão”, afirmou Ivan Martinho, CEO da WSL na América Latina e colunista da Máquina do Esporte.