Pesquisa mostra que 89,9% dos atletas amadores de grupos esportivos praticam corrida de rua

Esportes de endurance não têm idade para começar, são profundamente democráticos e há poucas barreiras de estrutura - Reprodução

Os grupos esportivos têm ganhado relevância entre os atletas amadores. Uma pesquisa realizada pela Ticket Sports, plataforma de inscrição especializada em eventos esportivos, revelou que 89,9% dos participantes dessas equipes praticam corrida de rua.

O estudo reuniu 3.500 respostas de clientes da plataforma e teve como objetivo compreender o perfil dos grupos esportivos. O resultado também indicou que ciclismo (16,4%) e exercicios funcionais (10,2%), como o pilates, vêm a seguir, bastante atrás da corrida, entre as modalidades mais praticadas.

Dos atletas amadores que participam de grupos esportivos, 42,1% dizem que integram esses coletivos com objetivo de melhorar a performance no esporte, enquanto 34,9% buscam qualidade de vida e 34,2% procuram planilhas de treinamento, que complementam a intenção de evolução no desempenho.

Pertencimento

Dos participantes, 24,3% afirmaram que sua equipe tem alta influência na sua escolha por eventos esportivos. A pesquisa indica que o maior benefício da participação em grupos esportivos durante os eventos, como corridas de rua, é o sentimento de acolhimento e motivação, citado por 64,6% como principal bônus. 

Ainda sobre os benefícios, mais da metade dos participantes (56,5%) afirmam que a socialização e integração oferecida pelos grupos é muito importante para seu bem-estar.

O estudo também sugere que há espaço para novas assessorias esportivas, como também são chamados os grupos. Dos participantes que responderam não fazer parte de nenhuma equipe (46,2% do total), 37,2% disseram que participariam de algum movimento do tipo. 

Sair da versão mobile