A Jordan Brand fechou, no final da semana passada, uma parceria com a Howard University, instituição de ensino americana que faz parte das Faculdades e Universidades Historicamente Negras (HBCUs, na sigla em inglês), instituições de ensino superior estabelecidas nos Estados Unidos durante a segregação, que antecedeu a promulgação da Lei dos Direitos Civis de 1964, com a intenção de servir principalmente à comunidade afro-americana.
O acordo, que foi assinado pelos próximos 20 anos, terá como objetivo “criar oportunidades acadêmicas e esportivas para elevar o melhor da comunidade negra”. A Jordan produzirá uniformes Jumpman para o programa de atletas da Howard University, que serão revelados ao público no próximo dia 27 de agosto.
“A Howard University e a Jordan Brand compartilham um legado de excelência e profundo compromisso com a comunidade negra. Como graduado de uma HBCU, entendo o impacto educacional que uma instituição como a Howard University tem. Estamos orgulhosos de fazer parceria com a Howard University e ver o crescimento do talento negro em campo e muito além dela”, destacou Craig Williams, presidente da Jordan Brand, em um comunicado oficial.
No texto, a Jordan Brand ainda declarou que a parceria com a Howard University “aprofundará sua conexão com a cultura das HBCU”. De acordo com a empresa, estas instituições de ensino influenciaram todos os aspectos da cultura negra na América do Norte, e o acordo servirá ainda para homenagear a herança da instituição acadêmica “ao impulsionar as conexões culturais pela diáspora”.
“Sempre tivemos orgulho do nosso legado na Howard University, mas somos audaciosos o suficiente para acreditar que nosso futuro pode ser mais brilhante que o nosso passado. A parceria com a Jordan Brand é outro sinal de nossas ambições como universidade para nos tornarmos um farol ainda mais brilhante para a excelência negra. Estamos entusiasmados em trabalhar nessa visão de grandeza juntos”, celebrou Wayne Frederick, presidente da Howard University, também em comunicado.
“As HBCUs estão impactando a cultura desde o início. Agora, vemos uma nova era no horizonte e uma oportunidade com a Jordan Brand de apresentar a Howard University ao mundo. Estou animado para ver nossa universidade colaborar com um parceiro como a Jordan Brand que já significa muito para a comunidade negra. Juntos, temos o poder de fazer a diferença e inspirar a próxima geração de alunos a fazerem o mesmo”, afirmou Jordyn Allen, presidente da Associação de Estudantes da Universidade de Howard.
A parceria com a Howard University é a mais recente iniciativa da Jordan Brand com a comunidade negra. A marca considera esse tipo de acordo como um “compromisso contínuo” com os negros.
Em junho de 2020, Michael Jordan e a Jordan Brand revelaram um compromisso de US$ 100 milhões nos próximos 10 anos com organizações que promovem a igualdade racial, justiça social e maior acesso à educação. Um mês depois, os três primeiros parceiros para doações foram anunciados.
A iniciativa continuou em 2021, quando foram revelados os destinos para os próximos três subsídios, e a marca ainda realizou outro investimento financeiro considerável, desta vez dando US$ 1 milhão em doações para 18 organizações de base focadas em mudanças.