O TikTok poderá ser proibido totalmente nos Estados Unidos em breve. Neste domingo (26), o presidente da Câmara dos Deputados do país, Kevin McCarthy, afirmou que os americanos avançarão com uma legislação para lidar com as preocupações contra a rede social chinesa de compartilhamento de vídeos curtos. Atualmente, o governo dos EUA estuda um projeto de lei para proibir o TikTok em todo o território do país por “questões de segurança nacional”.
A fala do político americano segue uma espécie de interrogatório ocorrido na semana passada, quando Shou Zi Chew, CEO do TikTok, ficou cerca de quatro horas e meia respondendo a perguntas no Congresso dos EUA sobre as práticas de privacidade da empresa e supostos vínculos com o Partido Comunista Chinês.
No momento, a principal preocupação dos americanos é com a alegação de que os engenheiros chineses da empresa controladora ByteDance poderiam acessar informações privadas de usuários e dados dos EUA. Segundo o site britânico SportsPro Media, esse fato teria sido confirmado por Chew ao fornecer evidências durante a audiência no Congresso.
Ao mesmo tempo, o CEO teria tentado convencer os congressistas americanos de que tem feito tentativas de distanciar o TikTok da ByteDance, além de minimizar a conexão da rede social com a China, mas não conseguiu dissuadir os políticos dos EUA.
“É muito preocupante que o CEO do TikTok não possa ser honesto e admitir o que já sabemos ser verdade, que a China tem acesso aos dados do usuário do TikTok. A Câmara avançará com a legislação para proteger os americanos dos tentáculos tecnológicos do Partido Comunista Chinês”, afirmou Kevin McCarthy, em postagem no Twitter.
Vale lembrar que o TikTok já é proibido em dispositivos de propriedade ou gerenciados pelo governo nos EUA, mas agora também pode estar sujeito a uma proibição mais ampla, o que faria com que a rede social chinesa perdesse mais de 150 milhões de usuários ativos em território americano.
Toda essa situação ligou um sinal de alerta no universo esportivo dos Estados Unidos. Isso porque o TikTok é, atualmente, parceiro principal de algumas ligas importantes do país, como MLS (futebol), PGA Tour (golfe) e Six Nations (rúgbi), que fecharam com a rede social chinesa pela entrada que ela tem junto ao público da Geração Z, que costuma ficar mais distante da televisão tradicional.
Além disso, muitos outros detentores de direitos e emissoras de TV dos Estados Unidos utilizam a plataforma como parte da estratégia de crescimento no mundo digital. Entre as grandes ligas, times e franquias do país, não há quem não tenha uma conta no TikTok.
A rede social chinesa costuma ser usada para mostrar conteúdos de bastidores, além de transmissões e melhores momentos ao vivo, sem contar o fato de impulsionar também atletas que são usuários assíduos da plataforma.
Nos bastidores, o que se fala é que uma possível resolução para a questão seria forçar a venda do TikTok para tirá-lo da China. Apenas o tempo dirá, no entanto, se isso de fato acontecerá e se a indústria do esporte poderá respirar aliviada em solo americano.