“A mudança é uma maratona, não um sprint, e cada passo nos aproxima do nosso objetivo”. Com esse mote, a Puma lançou, nesta sexta-feira (1), a nova coleção de roupas para running da marca feita de materiais reciclados em parceria com a empresa britânica de reciclagem comercial First Mile.
A coleção sustentável para corrida conta com peças feitas com, pelo menos, 47% de materiais reciclados. A ideia, no entanto, é mais do que transformar plástico em produto. Segundo a Puma, “a colaboração está enraizada na oportunidade cooperativa e na conexão humana, linhas comuns que unem aqueles que tentam fazer melhor: pessoas capacitadas, planeta mais limpo da primeira milha em diante”.
Os produtos da coleção são feitos com fios reciclados, fabricados a partir de garrafas plásticas coletadas na rede First Mile, que também causa um impacto social ao fortalecer as microeconomias em Honduras, Haiti e Taiwan. Os coletores juntam garrafas plásticas, impedindo que estas cheguem aos aterros sanitários e aos oceanos do mundo.
A cada compra de produtos da coleção (tops, blusas, jaquetas, leggings, bermudas e acessórios como bonés e pochetes), os consumidores estão apoiando comunidades locais, gerando empregos e reduzindo o desperdício ambiental. As peças já podem ser encontradas no e-commerce da marca, com preços a partir de R$ 129,90.
A iniciativa faz parte da estratégia de sustentabilidade da Puma, chamada de Forever Better, em que a marca estabeleceu 10 metas para diminuir seu impacto ambiental. A empresa planeja tornar 90% de seus produtos mais sustentáveis até 2025. Vale destacar que, em 2020, Puma e First Mile já haviam se unido para a criação de uma coleção de roupas esportivas feita de plástico reciclado.