Durante o mês de maio, o tema do racismo se destacou como assunto central nas postagens nas redes sociais graças a problemas que aconteceram no futebol. As menções foram principalmente sobre os insultos sofridos por Vinícius Júnior, atacante do Real Madrid, mas também diversos conteúdos de apoio e cobranças dos usuários para as marcas patrocinadoras se posicionarem.
De acordo com um estudo da Stilingue, plataforma de monitoramento e interação de conversas nas redes sociais, no dia 21 de maio, quando ocorreu o episódio com Vini Jr. durante jogo do Real Madrid contra o Valencia, pelo Campeonato Espanhol, 56% das publicações nas mídias sociais foram relacionadas ao racismo sofrido em campo pelo brasileiro. As publicações sobre o tema associadas ao jogador cresceram 747 vezes em comparação com o dia anterior.
Segundo o relatório, as análises dos dados indicam um aumento natural de citações a Vini Jr. nos dias de jogos do Real Madrid nos campeonatos europeus, mas com grande viralização no domingo em que o jogador protestou contra os insultos racistas que recebia no Estádio Mestalla, em Valência.
No dia seguinte à partida, 22 de maio, foi registrado o maior índice de repercussão do caso, representando quase 30% de todas as publicações relacionadas ao tema nos últimos 30 dias.
Os dados referentes às publicações sobre racismo relacionadas ao jogador no último mês mostram como ele já tinha sua imagem associada aos insultos que recebia quando entrava em campo, reforçando a denúncia do próprio atleta de que as ofensas proferidas no dia 21 foram apenas o estopim de uma situação de racismo recorrente.
As redes sociais foram o principal palco de apoiadores do jogador brasileiro e protestos contra o racismo, acumulando 77% das publicações. O Twitter se destacou com 55% das postagens, enquanto o Facebook teve 22%, seguido pelos portais de notícias com 11%, YouTube com 10%, Instagram com 1% e blogs também com 1%.
Marcas
Apesar de menções relativamente baixas nas redes, os patrocinadores do Campeonato Espanhol tiveram seus nomes lembrados pelos usuários, que cobraram um posicionamento diante dos repetidos casos de preconceito. Santander, Puma, EA Sports, BKT e Mahou foram algumas das marcas mencionadas.
Além dos patrocinadores oficiais da LaLiga, foram registrados comentários sobre os patrocinadores do Real Madrid, caso da companhia aérea Emirates, que também foi citada nas cobranças de posicionamento.
“Ao analisarmos as marcas separadamente, vimos o quanto é importante as organizações monitorarem em tempo real as menções que recebem nas redes sociais e na mídia”
Menedjan Morgado, chefe de insights da Stilingue
“Diversas marcas que não estavam relacionadas ao jogador ou a pautas racistas passaram a ser envolvidas e até mesmo cobradas depois do lamentável acontecimento do dia 21 de maio, evento relativamente previsível, uma vez que esse comportamento criminoso era recorrente, especialmente contra Vinícius Jr.”, acrescentou.
Racismo
Os eventos de maio atuaram como catalisadores de discussões sobre o racismo, fazendo com que o período de 1º a 31 do mês passado apresentasse 17,2% mais publicações sobre o assunto do que em abril.
O grande desencadeador das discussões nas redes sociais, como era esperado, foi o caso de racismo contra Vini Jr. na Espanha. Os dias 21 (data do jogo), 22 e 23 representaram, somados, mais de 50% das publicações sobre racismo no período.