A ATP divulgou, nesta segunda-feira (17), a lista completa de jogadores que disputarão a chave de simples do Rio Open, que será mais uma vez apresentado pela Claro. O italiano Matteo Berrettini (7º) e o norueguês Casper Ruud (8º) são os dois Top 10 que estarão na capital fluminense. O austríaco Dominic Thiem (16º), campeão do US Open 2020, também está confirmado, assim como outros nomes importantes do circuito, como o argentino Diego Schwartzman (13º), os espanhóis Carlos Alcaraz (31º) e Pablo Carreño Busta (21º), o chileno Cristian Garín (19º), o italiano Fabio Fognini (32º) e o francês Benoit Paire (56º).
A lista ainda conta com nomes experientes, como o espanhol Fernando Verdasco e o uruguaio Pablo Cuevas, que terão que disputar o qualifying. Outro que pode surgir no torneio é o argentino Juan Martin Del Potro, ex-número 3 do mundo, que está se recuperando de mais uma cirurgia e tem a intenção de disputar a competição. Caso se recupere a tempo, ele receberá um convite da organização.
“Essa lista está entre as mais fortes e diversas da nossa história. Todos os anos a gente não mede esforços para trazer grandes nomes e realmente dessa vez superamos as expectativas, com nomes novos que nunca jogaram aqui, como o Berrettini, alguns conhecidos da torcida como o Thiem que volta como campeão de Grand Slam e o Schwartzman, sem falar no Casper Ruud e no Alcaraz. Por termos uma lista inicial forte e reduzida em função da chave de 28 jogadores, o Thiago [Monteiro, atual tenista número 1 do Brasil] acabou ficando fora, mas mesmo assim jogará o Rio Open sendo o primeiro dos wild cards”, destacou Lui Carvalho, diretor do Rio Open.
Após não ser disputado em 2021 por conta da pandemia de Covid-19, a edição 2022 será realizada de 12 a 20 de fevereiro, mais uma vez no Jockey Club Brasileiro. A organização respeitará as normas sanitárias definidas pelas autoridades com ainda mais atenção após o aumento no número de casos da doença neste início de ano. Será necessário apresentar comprovante de esquema vacinal completo para adentrar o complexo do evento.
Os ingressos para a oitava edição do Rio Open podem ser adquiridos neste site para os jogos a partir do dia 14, com o início da chave principal. Nos dias 12 e 13, durante a disputa do qualifying, a entrada será gratuita.