A Rip Curl e a Confederação Brasileira de Surfe (CBSurf) decidiram unir dois circuitos que já eram considerados referências da modalidade no país com o objetivo de fortalecer a revelação e a formação de novos talentos para o surfe nacional. Assim, o “Brasileiro CBSurf Rip Curl Grom Search 2022” surge para ser o maior circuito para as categorias de base já realizado na história da modalidade no Brasil.
O campeonato contará com as categorias Sub-12, Sub-14, Sub-16 e Sub-18 no masculino e no feminino, e servirá para definir os novos campeões nacionais e as vagas para o ISA World Junior Surfing Championship 2023. Ao todo, serão três etapas: Espírito Santo (22 a 24 de julho), Pernambuco (5 a 7 de agosto) e Rio Grande do Sul (2 a 4 de setembro).
“Temos de pensar na qualidade de vida dos atletas como algo prioritário, e isso inclui escola, lazer, família e muito mais. Neste caso, a CBSurf quer evitar que estes garotos percam isso para estarem viajando Brasil afora. Conversando com a Rip Curl, percebemos que a empresa tem a mesma preocupação com essa responsabilidade com os competidores. E aí se forma uma possível longa parceria. O objetivo final é trazer qualidade para o crescimento deles, tanto na carreira como na vida pessoal”, destacou Flávio “Teco” Padaratz, presidente da CBSurf.
Realizado há 22 anos ininterruptos, o Rip Curl Grom Search é reconhecidamente um evento nacional voltado para as categorias de base e tem em sua galeria de campeões os principais surfistas profissionais da atualidade, como Gabriel Medina, Filipe Toledo, Miguel Pupo, Samuel Pupo e Sophia Medina. No ano passado, o evento realizou uma edição histórica, com as disputas realizadas em uma piscina de ondas perfeitas e artificiais pela primeira vez na América Latina. O local escolhido foi a Praia da Grama, em Itupeva (SP).
“Até agora nossos eventos eram para atletas até 16 anos, mas ampliamos a participação para competidores até 18 anos de idade, o que dará ainda mais oportunidades para a nova geração do surf brasileiro com o aumento significativo no número de participantes por etapa. Além disso, cada etapa passa a ter agora três dias de disputas, de sexta a domingo, ao invés de apenas dois dias, além de termos conseguido, com a força da CBSurf, ampliar o número de etapas de duas para três eventos no mesmo ano”, afirmou Fernando Gonzalez, gerente de marketing da Rip Curl.
“A CBSurf, através da sua nova diretoria, formada por ex-atletas renomados que construíram suas carreiras vitoriosas em torno do esporte e que conhecem bem os desafios de viver do surfe no nosso país, apresentou uma proposta sólida para elevar o nível do surfe de base nacional, exatamente o que vai ao encontro do que sempre pensamos e oferecemos durante as mais de 80 etapas que já realizamos no Rip Curl Grom Search nesses últimos 22 anos consecutivos. Existe uma sinergia muito forte, e acredito que, unindo forças e expectativas com a CBSurf, estamos construindo nesse ano o maior circuito de surfe amador que o Brasil já viu”, complementou.
A ideia da nova parceria é ter os atletas como foco, proporcionando aos competidores que pretendem seguir no esporte a melhor experiência possível, tendo, desde pequenos, contato com uma estrutura de nível profissional e um quadro técnico de alto nível.
“Vejo como uma união importantíssima para o surfe de base nacional. Estamos vivendo o renascimento da CBSurf, com uma gestão feita por atletas e para os atletas, se unindo a uma das maiores marcas de surfe do mundo, com um trabalho sólido de muitos anos com esses atletas que são o futuro do surfe brasileiro”, resumiu Paulo Moura, vice-presidente e responsável pelas competições da CBSurf.