O Botafogo lançou uma campanha para manter a base de sócios do clube social e olímpico engajada e, ao mesmo tempo, atrair novos associados durante o verão de 2024. Recentemente, o setor foi desvinculado do departamento de futebol, isto é, não opera sob a responsabilidade da Sociedade Anônima do Futebol (SAF) liderada por John Textor.
Entre 8 de janeiro e 10 de fevereiro, estão previstas atividades como colônia de férias, um festival de gastronomia e cerveja, jogos do Novo Basquete Brasil (NBB), eventos de carnaval, torneios de verão e shows, buscando atrair moradores locais e fortalecer a marca do Botafogo na região.
As ações estão concentradas na sede localizada em General Severiano, no bairro de Botafogo, na capital fluminense. Confira o cronograma:
• Colônia de férias: entre os dias 8 e 19 de janeiro
• Primeiro Festival de Cerveja Alvinegro: 20 de janeiro, a partir das 12h
• Jogos do NBB: entre os dias 14 de janeiro e 25 de março
• Baile de Carnaval: 10 de fevereiro
Um torneio de verão de futebol e aulas de treinamento funcional também estão programados e terão datas divulgadas em breve.
General Severiano
O palacete de General Severiano está temporariamente fechado devido à concepção do Museu Botafogo, um projeto estimado em R$ 18 milhões. Assim, o clube está utilizando outras instalações na própria sede para realizar os eventos planejados.
O Botafogo inaugurou a Botafogo Store, sua loja oficial, também em General Severiano, bem como um escritório na rua Santa Luzia, na região da Cinelândia, no Centro do Rio.
Outras modalidades
Sem o futebol, o clube associativo tem o desafio de manter-se relevante “com equilíbrio financeiro e resultados nos esportes olímpicos e não olímpicos, dando atenção para a formação de atletas”. Para isso, o alvinegro passou a investir em outras modalidades.
Depois de três anos sem participar do NBB, o Botafogo voltou a disputar o torneio de basquete em 2023. Além disso, o clube abriga atletas com potencial para despontar no cenário esportivo brasileiro, como o remador Lucas Verthain e a canoísta Ana Sátila. Segundo o diretor geral do clube, Rafael Wiemer, o Botafogo está investindo em modalidades como “futebol 7”, beach soccer, judô, futsal, vôlei de praia e skate.
“Subimos de 3 para 14 modalidades em um ano de reconstrução dos nossos ativos e instalações. E agora vamos além, com foco no crescimento da base e no relacionamento com nosso ativo mais valioso, que é o sócio”. Ele ainda acrescentou: “Queremos atrair moradores da região, tornar o clube mais visível e ampliar nosso portfólio de produtos e serviços”.
“Nosso objetivo é crescer e melhorar de maneira contínua, visando, a curto e médio prazo, ser uma referência não apenas no futebol, mas para outros públicos, de todas as idades”, concluiu o diretor.