Máquina do Esporte
Facebook Máquina do EsporteTwitter Máquina do EsporteYoutube Máquina do EsporteLinkedin Máquina do Esporte
Outros / Rúgbi

Sesi-SP e CBRu promoverão Festival de Rúgbi em Osasco (SP)

Evento será realizado nos dias 29 e 30 de abril e terá palestras sobre gestão do esporte, educação e clínicas com fundamentos da modalidade

Redação - São Paulo (SP) Publicado em 15/04/2022, às 12h22

CBRu e Sesi-SP selaram parceria pelo rúgbi nas escolas em junho do ano passado - Divulgação / Sesi-SP
CBRu e Sesi-SP selaram parceria pelo rúgbi nas escolas em junho do ano passado - Divulgação / Sesi-SP

O Sesi de Osasco, na região metropolitana de São Paulo, será palco do primeiro Festival de Rúgbi, organizado para celebrar a parceria entre o Sesi-SP e a Confederação Brasileira de Rúgbi (CBRu). Nos dias 29 e 30 de abril, cerca de 80 pessoas, entre universitários, professores, profissionais de educação física e alunos do Sesi-SP são esperados para participarem de palestras sobre gestão do esporte, educação e clínicas com fundamentos da modalidade.

“Este evento vem para coroar todo o trabalho realizado desde que unimos nossas forças. Demos um passo importante no compromisso de apoiar o fomento ao rúgbi junto a crianças e jovens, incorporando seus valores ao nosso projeto pedagógico, e agora vamos comemorar esse primeiro semestre com todo aprendizado adquirido”, declarou Alexandre Pflug, superintendente do Sesi-SP.

“Ver nosso ecossistema se integrando com o Sesi-SP para disseminar o rúgbi é um privilégio. As aulas e atividades para alunos, familiares e professores contam com o apoio de clubes de rúgbi locais, equipe de desenvolvimento da confederação e atletas das seleções masculina e feminina. O trabalho científico feito em conjunto pelas entidades também deve gerar bons frutos para o alto rendimento em breve. Estamos empenhados em expandir a parceria para outras unidades dentro e fora do estado de São Paulo”, destacou Mariana Miné, CEO da CBRu.

O festival contará com diversas atividades, permitindo a experimentação, descoberta e aprendizagem da modalidade. Na sexta-feira (29), a programação terá duas mesas de debates. A primeira, às 19h30, trará a temática da gestão esportiva. Em seguida, a partir das 20h50, as estratégias de ensino por meio dos jogos serão o foco da discussão.

No sábado (30), o evento terá atividades para dois perfis de público. Professores e universitários participarão de uma formação em rúgbi escolar das 8h às 11h, enquanto as crianças e jovens de sete unidades do Sesi-SP terão a oportunidade de praticar técnicas da modalidade com atividades de vivências de rúgbi em campo e oficinas, como o circuito de habilidades. No período da tarde, às 15h, o público poderá acompanhar um jogo de rúgbi sevens (modalidade olímpica com sete atletas em cada equipe, disputada em dois tempos de sete minutos), que deve contar com a participação de atletas da seleção brasileira.

Em quase um ano da parceria entre Sesi-SP e a CBRu, cerca de 3 mil pessoas, entre alunos e professores, foram impactadas pelas atividades práticas da modalidade em 2021. Oficinas e aulas em sete unidades do Sesi-SP (Campinas, Indaiatuba, Jacareí, Osasco, Tatuí, Taubaté e Votorantim), ensinamentos dos valores do rúgbi para profissionais do esporte e o desenvolvimento de estudos científicos fizeram parte do projeto neste período.

Para universitários, professores e profissionais de educação física que se interessarem em participar das mesas de debates e formação em rúgbi escolar, basta se inscrever neste link.