Apesar de todas as controvérsias, em especial as questões relacionadas aos direitos humanos, a realização da Copa do Mundo 2022 tem sido considerada um sucesso pelo Catar. Dessa forma, as autoridades do país já começaram a se mexer no sentido de sediar outra competição de grande repercussão o mais breve possível: os Jogos Olímpicos.
Como as próximas três edições já têm sedes definidas (Paris 2024, Los Angeles 2028 e Brisbane 2032), o foco dos catarianos estaria nos Jogos de 2036. A agência internacional Reuters relatou que “uma fonte familiarizada com o processo de candidatura olímpica” afirmou que o país estaria determinado a levar a competição para Doha.
O jornal britânico The Guardian, por sua vez, chegou a divulgar que Thomas Bach, presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), seria simpático à ideia. No entanto, o mandatário deverá deixar o cargo antes que a decisão seja tomada, em 2025.
Como um dos trunfos para alcançar o objetivo, o Catar tem seu emir, Sheikh Tamim bin Hamad al-Thani, como membro do COI, o que poderia facilitar as negociações nos bastidores, assim como toda a infraestrutura erguida para a Copa.
No entanto, vale lembrar também que o país já se candidatou a ser sede em 2016 e 2020, mas acabou derrotado nas duas ocasiões, por Rio de Janeiro e Tóquio, respectivamente.
Para completar, as leis do país relacionadas a temas como homossexualidade e o tratamento dado aos trabalhadores migrantes pesam contra, assim como medidas tardias impostas ao consumo de bebidas alcoólicas que, inclusive, criaram uma saia-justa com um dos principais patrocinadores da Copa do Mundo, a Budweiser.
O Comitê Olímpico do Catar ainda não se pronunciou sobre o assunto. O The Guardian publicou que o país, a princípio, gostaria de sediar sozinho a competição, mas que há pessoas dentro dos “círculos olímpicos” que pressionam para que haja uma candidatura conjunta com a Arábia Saudita. Nos últimos anos, os sauditas têm investido pesado em eventos esportivos e fala-se que também querem a Copa do Mundo de 2030, em uma candidatura conjunta com Grécia e Egito.
De acordo com o COI, a edição de 2036 dos Jogos Olímpicos está em fase inicial de conversações. A entidade revelou que, no momento, há conversas com dez cidades que já se mostraram interessadas. Entre os países que demonstraram vontade abertamente pela competição estão Índia, Indonésia e Turquia.