A Fox Sports anunciou, nesta terça-feira (10), que assinou contrato com Tom Brady, maior vencedor da história do Super Bowl, para que o quarterback do Tampa Bay Buccaneers se torne o principal comentarista da NFL na emissora após se aposentar dos gramados. A novidade foi divulgada pelo próprio presidente executivo da Fox, Lachlan Murdoch, e depois compartilhada nas redes sociais.
A notícia surge após a emissora ter perdido dois de seus principais analistas, Joe Buck e Troy Aikman, para a ESPN. Com Brady, que trabalhará ao lado do principal narrador do canal, Kevin Burkhardt, a Fox dá uma resposta ao mercado americano após uma certa pressão para contratar um nome de peso.
“[Tom Brady] não apenas chamará nossos maiores jogos da NFL com Kevin Burkhardt, mas também servirá como um embaixador para nós, particularmente com relação a iniciativas promocionais e de clientes”, revelou Murdoch, em uma teleconferência de resultados da Fox.
“We are pleased to announce that immediately following his playing career, 7-time Super Bowl Champion Tom Brady will be joining us at @FOXSports as our lead analyst. pic.twitter.com/fJTOQJ9BwM
— FOX Sports: NFL (@NFLonFOX) May 10, 2022
Brady, que deverá receber um dos maiores salários da TV americana (o New York Post fala em US$ 375 milhões, ou R$ 1,9 bilhão, por 10 anos de contrato), também tem uma ampla variedade de interesses comerciais, o que torna importante continuar na mídia após a aposentadoria. Atualmente, a lista de investimentos do atleta inclui sua empresa de saúde e bem-estar TB12, a startup de colecionáveis digitais e NFTs (tokens não fungíveis) Autograph, a produtora de vídeos Religion of Sports, a criadora de conteúdo multiplataforma global 199 Productions e a linha de roupas Brady Brand.
Ao passar para o outro lado da televisão, o marido de Gisele Bündchen vai se juntar a outros vários quarterbacks que fazem carreira como comentaristas. Entre os principais estão Tony Romo (CBS Sports), Peyton e Eli Manning (ESPN) e Drew Brees (NBC Sports).
A questão principal, no entanto, é que não se sabe quando a nova carreira de Brady terá início. Após anunciar a aposentadoria no início de fevereiro, o quarterback mais vitorioso de todos os tempos voltou atrás cerca de um mês e meio depois e jogará mais uma temporada pelo Tampa Bay Buccaneers aos 45 anos (que serão completados em 3 de agosto, um mês antes do início da temporada 2022/2023).
Vale lembrar que, apenas dois dias depois de anunciar a aposentadoria que viria a ser cancelada, o jogador teria recebido convites de Fox Sports, ESPN e Amazon para trabalhar como comentarista. A possibilidade de ir para a TV, porém, havia caído por terra, ao menos por ora, após a decisão de voltar aos gramados para mais uma temporada. Agora, contudo, a Fox Sports decidiu não esperar mais e já fechou contrato mesmo sem saber quando o jogador de fato deixará a camisa 12 dos Buccaneers.