Pular para o conteúdo

Vale e Neoenergia apoiarão Jogos da Juventude 2025 através da Lei de Incentivo ao Esporte

Será a primeira vez que o Comitê Olímpico do Brasil (COB) capta recursos através da ferramenta

Comitiva do Comitê Olímpico do Brasil (COB) participa da Comissão de Esporte da Câmara dos Deputados - Saulo Cruz / COB

Os Jogos da Juventude Caixa Brasília 2025, organizados pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) serão apoiados pela Vale e Neoenergia. A companhias patrocinarão o evento através da Lei de Incentivo ao Esporte (LIE).

Uma comitiva do COB esteve na Comissão de Esporte da Câmara dos Deputados na quarta-feira (13) para apresentar detalhes dos Jogos aos parlamentares. A iniciativa com Vale e Neoenergia marca a primeira vez que a entidade capta recursos através da LIE.

A mineradora Vale destinou R$ 89 milhões em mais de 90 projetos esportivos no ciclo 2024/2025 e, por isso, é reconhecida como a maior investidora do esporte no país via Lei de Incentivo ao Esporte.

“O patrocínio da Vale aos Jogos da Juventude reflete nossa crença no esporte como um instrumento de inclusão, cidadania e transformação social, contribuindo para o desenvolvimento integral de crianças e jovens, especialmente nos territórios em que atuamos”, destacou Fernanda Fingerl, Gerente de Metodologias e Inovação Social da Fundação Vale. 

“O futuro do esporte no Brasil tem muito a ganhar com parcerias como essa entre Vale e COB por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, que contemplam a iniciação esportiva e a educação por meio do esporte como aliadas para o desenvolvimento do país”, acrescentou.

A Neoenergia é patrocinadora do COB desde 2024 e neste ano passou a fornecer energia elétrica 100% renovável para o Centro de Treinamento Time Brasil. A empresa utilizará o dispositivo com foco nas ações de sustentabilidade realizadas nos Jogos da Juventude. 

“Seguimos com o propósito de promover o esporte feminino no país, ampliando a conexão da nossa marca com o público com base em valores ligados à igualdade de oportunidades e à sustentabilidade”, comentou Lorenzo Perales, diretor de marketing da Neoenergia.

Na Comitiva do COB também estiveram presentes Sebastian Pereira, gerente executivo de educação, fomento e infraestrutura do COB, e Daniel Santiago, gerente dos Jogos da Juventude, além da medalhista olímpica de basquete Janeth Arcain.

“A Lei de Incentivo ao Esporte é fundamental para captar recursos para os Jogos da Juventude, porque permite que empresas e pessoas físicas destinem parte do imposto de renda devido para patrocinar ou doar ao evento. Isso melhora a estrutura, visibilidade e alcance social”, pontuou Janeth Arcain, embaixadora do basquete nos Jogos da Juventude 2025. 

Os Jogos

Os Jogos da Juventude Caixa 2025 serão realizados entre os dias 10 e 25 de setembro, em Brasília (DF). Serão disputadas 20 modalidades: águas abertas, atletismo, badminton, basquete, ciclismo, esgrima, futsal, ginástica artística, ginástica rítmica, handebol, judô, natação, remo virtual, taekwondo, tênis de mesa, tiro com arco, triatlo, vôlei de praia, vôlei e wrestling.

“Os Jogos da Juventude são um evento extremamente relevante para o presente e para o futuro do esporte brasileiro. Mais que formar vencedores, queremos fazer o esporte tocar a alma desses atletas”, exaltou Manoela Penna, diretora de comunicação e marketing do COB.

A competição vai ocupar majoritariamente o Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), que receberá a maior parte do evento, incluindo a sede do comitê organizador, o Centro de Convivência dos atletas e o restaurante, além da disputa de nove modalidades.

Os embaixadores confirmados até agora são Luisa Baptista (triatlo), Rosângela Santos (atletismo), Bruninho (vôlei), Ketleyn Quadros (judô), Duda Amorim (handebol), Janeth Arcain (basquete), Giullia Penalber (wrestling), Guilherme Toldo (esgrima), Agatha Rippel (vôlei de praia), Luccas Abreu (tiro com arco) e Fabiana Silva (badminton).  

A operação para a realização dos Jogos da Juventude Caixa Brasília 2025 conta com mais de 40 mil diárias de hospedagem, cerca de 70 mil refeições e mais 13 caminhões de material.

Além das competições esportivas, o evento será palco de ações de sustentabilidade, como coleta seletiva e ações de descarte, e ações de Esporte Seguro, iniciativa do COB que inclui um curso obrigatório para líderes e oficiais. O tema da Saúde Mental também será abordado, com a presença de especialistas.