O valor global dos direitos de mídia esportivos atingiu US$ 55,07 bilhões neste ano e superará a barreira dos US$ 60 bilhões até 2024. Os números fazem parte do Relatório Global de Mídia publicado pelo site britânico Sport Business.
Segundo o veículo, os valores crescerão com os novos contratos de direitos de TV da NFL nos Estados Unidos e da Premier League de críquete da Índia (IPL), a principal do planeta.
De acordo com o relatório, o valor combinado dos direitos de mídia de todas as propriedades esportivas, no mundo todo, teve um crescimento de 1,1%, após chegar a US$ 54,45 bilhões em 2021.
Salto em 2024
A previsão é que o total global se mantenha relativamente estável em 2023. A projeção é que haja apenas um aumento de 0,3% nesses valores, atingindo US$ 55,24 bilhões. No entanto, em 2024, a previsão é que esse montante tenha um salto de 10,2%, chegando a US$ 60,9 bilhões no ano da Olimpíada de Paris.
Acordos domésticos de peso para a NFL e a IPL começarão em 2024. Além disso, os Jogos de Verão de Paris 2024 também contribuirão para esse crescimento dos valores.
No início de 2021, a NFL assinou cinco contratos de direitos domésticos com NBC Sports, ViacomCBS (atual Paramount Global), Fox Sports, ESPN e Amazon, de 2023 a 2033. Esses acordos valem coletivamente mais de US$ 110 bilhões.
A liga de futebol americano dos EUA também está fechando um novo contrato de direitos para o NFL Sunday Ticket, seu pacote de jogos fora do mercado. Atualmente, cerca de 97% da receita de direitos de mídia da NFL vêm do mercado doméstico.
EUA dominantes
Esses novos acordos de direitos domésticos solidificam a posição dos EUA como o mercado de direitos esportivos mais valioso do mundo, com US$ 24,85 bilhões em 2022, de acordo com o novo Relatório Global de Mídia.
A Índia está na décima posição, com um valor combinado de direitos de mídia de US$ 1,2 bilhão. No entanto, a venda de direitos domésticos da IPL de 2023 a 2027 ajudará a aumentar o total derivado do mercado. Durante seu leilão eletrônico no início deste ano, o Conselho de Controle do Críquete na Índia (BCCI) arrecadou um total de US$ 5,75 bilhões, equivalente a US$ 1,15 bilhão por temporada.
O Reino Unido é o segundo maior mercado de direitos esportivos do mundo, gerando US$ 4,75 bilhões em 2022. A Noruega, por sua vez, com acordos de US$ 1,28 bilhão, é claramente o local que mais cresceu no Top 10, graças aos novos acordos da Viaplay para a Premier League (Inglaterra) e a Champions League, além das ligas nacionais de hóquei no gelo e futebol.
Futebol lidera
Enquanto isso, com um aumento de 24,8%, o golfe mostra a maior porcentagem de crescimento de todos os esportes em valor global de direitos de mídia, atingindo US$ 1,32 bilhão em 2022.
O futebol continua sendo o líder absoluto (US$ 21,85 bilhões), com vantagem acentuada sobre o futebol americano (US$ 8,49 bilhões).