A Volleyball World, braço comercial da Federação Internacional de Vôlei (FIVB), anunciou uma parceria com a Let’s Keep The Ball Flying (LKTBF), ONG criada para alavancar o poder do vôlei em busca da igualdade.
“Acreditamos na capacidade da comunidade do vôlei de criar um campo de jogo igualitário, independentemente de gênero, crenças ou origem econômica. Por isso, essa parceria é importante para nós”, disse Finn Taylor, CEO da Volleyball World.
Camisa da igualdade
A primeira ação da campanha será o lançamento da “Equal Jersey” (“Camisa da Igualdade”, em tradução livre), que acontecerá nesta quarta-feira (13), nas finais da Liga das Nações de 2022, como aconteceu na temporada passada.
“Nossos projetos mostram que belas jornadas são reveladas pelas impressões digitais das comunidades que apoiamos, bem como nas histórias pessoais dos nossos voluntários”, destacou Lesley de Jonge, fundadora da LKTBF.
“Com a campanha ‘Equal Jersey’, chegou a hora de compartilhar e desenvolver um legado global, desbloqueando o poder social do vôlei. Todo mundo merece uma oportunidade igual de praticar nosso esporte. Precisamos de todos nós para que isso aconteça”, completou.
“Acreditamos na capacidade da comunidade do vôlei de criar um campo de jogo igualitário, independentemente de gênero, crenças ou origem econômica”
Finn Taylor, CEO da Volleyball World
Para destacar a importância de celebrar a igualdade no vôlei, as estrelas da modalidade vestirão as camisas da “Equal” nas finais da Liga das Nações, que serão realizadas em Ancara (Turquia), no feminino, de 13 a 17 de julho, e em Bolonha (Itália), no masculino, de 20 a 24 de julho.
“Neste ano, como parte da campanha ‘Equal Jersey’, oferecemos uma plataforma na qual fãs e atletas se sintam à vontade para compartilhar suas histórias de igualdade, independentemente do ângulo”, contou Taylor.
“Ao fazer isso, queremos que os torcedores também contribuam, que façam parte da campanha, adquirindo sua própria camisa, apoiando uma boa causa e contando suas histórias pessoais”, acrescentou o executivo.
Ação social
A parceria da Volleyball World com a LKTBF se estenderá além das finais da Liga das Nações. As camisas da campanha serão usadas por 17 meninas e 17 treinadores em um acampamento no Nepal, que foi montado pela LKTBF para promover igualdade, educação, inclusão e empoderamento, impulsionando a igualdade de acesso por meio do vôlei.
“Sabemos da importância do esporte e de sua universalidade. O vôlei tem força para mudar muitas coisas ao mostrar que as mulheres têm os mesmos direitos, a mesma força e podem ter as mesmas responsabilidades”
Gabi Guimarães, jogadora da seleção brasileira
A Volleyball World também contou com o apoio de vários jogadores e treinadores para a divulgação do projeto, contando suas histórias e dando mais peso à iniciativa. Entre as embaixadoras da campanha estão a brasileira Gabi Guimarães e a ex-jogadora holandesa Manon Flier, que está no Nepal para apoiar a causa.
“A igualdade é uma luta que já dura tantos anos. Sabemos da importância do esporte e de sua universalidade. O vôlei tem força para mudar muitas coisas ao mostrar que as mulheres têm os mesmos direitos, a mesma força e podem ter as mesmas responsabilidades”, afirmou Gabi.
A identidade de outros embaixadores será revelada durante as semanas de ambas as finais da Liga das Nações. Por sua vez, as camisas “Equal” serão vendidas na loja on-line Volleyball World, com parte dos lucros sendo revertidos para a Let’s Keep the Ball Flying.