WSL vai à Justiça contra empresa que anunciou falso patrocínio a etapa do Circuito Banco do Brasil de Surfe

A World Surf League (WSL) tomará ações legais contra o Café Santa Monica, que anunciou, nesta quinta-feira (18), o patrocínio à etapa de Ubatuba, na Praia de Itamambuca, no litoral norte de São Paulo, do Circuito Banco do Brasil de Surfe, que será disputada de 25 a 28 de agosto.

“Vamos buscar as medidas legais cabíveis, o esclarecimento e a retratação dessa empresa que, sem nos consultar, sem haver nenhuma negociação, citou o nosso nome e o do Banco do Brasil, nosso patrocinador”, afirmou Ivan Martinho, CEO da WSL na América Latina, em entrevista à Máquina do Esporte.

“Vamos tomar medidas cabíveis de proteção da nossa marca e do nosso patrocinador. Temos que respeitar todos os nossos patrocinadores. Nunca tinha visto isso acontecer”, admitiu o executivo, que foi pego de surpresa em viagem à Colômbia.

Patrocínio e ativação

Sob o título “Etapa WSL do Circuito Banco do Brasil de Surfe tem patrocínio do Café Santa Monica”, a empresa divulgou um comunicado de imprensa na manhã desta quinta-feira (18).

O Café Santa Monica afirmou ser “um dos patrocinadores oficiais do campeonato QS (Qualifying Series) de 1.000 pontos da WSL, considerado o mais importante da fase classificatória para seguir para as Challenger Series (CS)”.  

A marca deu, inclusive, detalhes da ativação do patrocínio que faria durante a disputa do evento. Segundo a empresa, haveria “um ponto fixo com a sua bike coffee para promover degustações para os atletas e o público”.

Procurado, Ivan Martinho negou que tenha sequer conversado com o Café Santa Monica sobre um possível patrocínio da empresa.

“Eu assino pela WSL América Latina qualquer patrocínio, independentemente do valor. É uma coisa que a gente controla muito”, comentou o executivo.

“Se for um engano, cabe no mínimo uma retratação de início. Passei o tema para o jurídico. Não sei os desdobramentos disso. É a primeira vez que acontece. Não sei como a lei protege e garante, mas é associação indevida e não autorizada”, acrescentou.

Outro lado

Procurado, o Café Santa Monica se posicionou sobre a história e admitiu o erro. Leia abaixo a nota oficial divulgada pela empresa:  

Na qualidade de assessoria de imprensa do Café Santa Monica, informamos que houve um equívoco em relação às informações divulgadas referentes ao patrocínio da empresa à Etapa do WSL do Circuito Banco do Brasil de Surfe.

Na nota, deveria constar que o Café Santa Monica é apoiador apenas no estande da Associação Ubatuba de Surfe (AUS), realizando ações na região de Ubatuba em prol do esporte, cultura e arte.

Sair da versão mobile