Pular para o conteúdo

XTerra mira “novos ares” e estreará na Zona da Mata de Minas Gerais em julho

Distrito de Conceição do Ibitipoca, pertencente ao município de Lima Duarte, será palco da 4ª etapa de 2022

Depois de iniciar a temporada de 2022, a primeira que será completa desde o início da pandemia, em Mariana (MG) e passar também por Ilhabela (SP) e Ilha Grande (RJ), o XTerra Brazil retornará a Minas Gerais em clima de estreia. O distrito de Conceição do Ibitipoca, pertencente ao município de Lima Duarte, na Zona da Mata, será um cenário inédito que receberá a 4ª etapa do circuito de esporte off-road nos dias 9 e 10 de julho.

A etapa espera reunir cerca de 3 mil pessoas, entre atletas, familiares e moradores. Dentre as provas confirmadas, o Duathlon terá as opções de 3km, 7km e 23,5km e exigirá que os participantes completem dois trechos de corrida de trilha e outro de mountain bike. O Trail Run (5km, 10km e 21km) terá corrida matinal, sunset e noturna, explorando asfalto, estradão de barro e trilha. Já a turma do mountain bike terá como escolher entre o MTB Cup E-Bike (35k), o MTB Percurso Reduzido e o MTB Stage Race (35k e 47k). O XTerra também terá provas para as crianças, com mountain bike e corrida (em distâncias conforme a faixa etária), entre outras brincadeiras.

Como já é tradicional no circuito, a ideia é levar aos competidores e à comunidade local muito mais que performance e tecnologia. O objetivo é “proporcionar uma experiência única para toda a família, criar histórias marcantes para diferentes idades e cumprir o propósito de contribuir para o desenvolvimento econômico local com a premissa da sustentabilidade ambiental”.

Ibitipoca é considerado um abrigo para turistas, ecologistas e amantes de esportes radicais, principalmente por ser a porta de entrada para o Parque Estadual do Ibitipoca. A área de reserva é procurada por conta do visual, que conta com grutas, mirantes, piscinas naturais e cachoeiras, além de flora e fauna exuberantes.

“Minas Gerais tem uma importância afetiva na minha vida e no histórico dos nossos eventos esportivos. Minha família é toda mineira, e foi aos 12 anos que completei minha primeira ‘maratona’ na pequena cidade de Abaeté, cruzando as roças do meu tio e dos meus avós. Levar a tradição do XTerra pela primeira vez para Ibitipoca tem um significado muito especial. Ainda mais por saber que vamos deixar o legado do esporte e da conscientização ecológica para a comunidade da região”, comentou Bernardo Fonseca, CEO da X3M, proprietária de eventos de esporte de aventura como XTerra Brazil e Uphill Marathon.

A etapa do XTerra Brazil em Ibitipoca contará com apoio da Vezzo e Maçãs Turma da Mônica. A realização é da X3M Entretenimento, proprietária do evento no país, e as inscrições podem ser feitas neste site.

Vale lembrar que o calendário ainda terá mais sete etapas pela frente: Ouro Preto (MG), Caraguatatuba (SP), Estrada Real (MG), Ilhabela (SP), Paraty (RJ), Itabira (MG) e Búzios (RJ).