Pular para o conteúdo

Santos é líder disparado no Ranking Digital Máquina do Esporte/Horizm de fevereiro

Impulsionado pelo retorno de Neymar, clube chega a ter mais do que o dobro das métricas em relação ao segundo colocado em três dos quatro rankings

Neymar, em jogo do Santos contra o Novorizontino, pelo Paulista - Raul Baretta/ Santos

Neymar, durante jogo do Santos contra o Novorizontino, pelo Paulistão - Raul Baretta / Santos

No cenário do futebol brasileiro no ambiente digital, o mês de fevereiro foi simplesmente dominado pelo Santos. Impulsionado pelo retorno de Neymar, a equipe paulista ocupa o topo de todos os quatro rankings da segunda edição do Ranking Digital Máquina do Esporte/Horizm. O estudo apresenta mensalmente a performance dos 20 clubes da Série A do Campeonato Brasileiro em cinco redes sociais (Instagram, TikTok, X, YouTube e Facebook).

As métricas apresentadas pelos rankings são: impressões totais, média de impressões por post, valor total de inventário e valor por fã. Na edição de fevereiro, o Santos não apenas ocupa o topo, mas apresenta um domínio absoluto, com mais do que o dobro de métricas em relação ao segundo colocado em três dos quatro rankings.

“A força de engajamento do Neymar é algo impressionante e que pode ser considerado inédito no mundo das redes sociais do futebol brasileiro. É possível afirmar que nenhum clube brasileiro, em um prazo tão curto, teve tanto engajamento e gerou tantas métricas. É um case que, sem dúvida, já virou benchmark do digital no esporte brasileiro”, disse André Stepan, head de desenvolvimento de negócios da Horizm no Brasil e na América Latina.

“Obviamente que o Neymar já traria métricas extraordinárias, mas há que se ressaltar a capacidade do Santos em gerar tanto conteúdo de qualidade neste mês. Aliás, gerou não só em qualidade como em quantidade, pois foi o clube que mais publicações realizou em fevereiro entre todos os que disputarão o Brasileirão este ano”, completou.

Impressões totais

O domínio do Santos em fevereiro começa a ser analisado pelas impressões geradas (número de vezes em que uma publicação é visualizada). O clube ultrapassou a impressionante marca de 2 bilhões e teve uma diferença de mais do que o dobro em relação ao Corinthians (aproximadamente 138%), segundo colocado com a ótima marca de 860,91 milhões no período. Em comparação a janeiro, quando gerou 267,63 milhões, a equipe santista teve um crescimento de aproximadamente 665%.

Média de impressões por post

Esta é a métrica em que o Santos apresenta menor diferença em relação ao segundo colocado nos rankings de fevereiro. O clube somou 893.120 impressões por post, enquanto o Flamengo, vice-líder, acumulou 655.870. O número santista é ainda mais positivo ao levar-se em conta que a equipe foi a que mais publicações realizou em fevereiro entre todos os clubes da Série A, com 2,3 mil. Ou seja, manter a alta média de impressões mesmo com um grande número de publicações foi um desafio em dobro. Em comparação a janeiro, nesta métrica, o Santos teve um aumento de aproximadamente 333% (somou 206.210 no primeiro mês do ano).

Valor total de inventário

O valor é calculado usando a distribuição geográfica, dados demográficos do público e os CPMs, CPVs, CPCs e CPMEs e CPBEs mais recentes. A todas as postagens é atribuído um valor de inventário para ilustrar o valor entregue aos parceiros, bem como a potencial oportunidade comercial.

Impulsionado pelos altos números de publicações e engajamento, o Santos aparece novamente com mais de 100% de diferença em relação ao segundo colocado (Corinthians). O clube santista acumulou aproximadamente R$ 46 milhões contra R$ 21,5 milhões do Timão. Em relação a janeiro, o aumento do Santos nesta métrica foi de 445% (somou R$ 8,4 milhões no primeiro mês do ano).

Valor por fã

A métrica de valor por fã, criada pela Horizm com base em dados adquiridos diretamente das plataformas digitais, é uma inovação para o setor. Ela representa a capacidade de uma liga ou equipe de gerar valor a partir de seu inventário digital per capita, calculada ao dividir o inventário total pela audiência (total de seguidores somados nas cinco redes sociais).

Mais uma vez, o Santos lidera com folga absoluta e tem mais do que o dobro sobre o segundo colocado. O Peixe teve um valor por fã de nada menos que R$ 1.950, contra R$ 959 do vice-líder Juventude. O trio do Nordeste, composto por Bahia (R$ 893), Sport (R$ 848) e Vitória (R$ 798) fecha o Top 5 dos destaques.

Para finalizar a análise, vale ressaltar que o clube santista teve aproximadamente 336% de aumento nessa métrica em relação a janeiro (somou R$ 447 no primeiro mês do ano).

Sobre o ranking

Reconhecida como o maior e mais tradicional veículo da indústria esportiva no Brasil, a Máquina do Esporte tem acesso exclusivo aos dados e insights da Horizm, sportstech espanhola que atua no Brasil desde 2021. O ranking mensal conta com quatro métricas principais: as impressões geradas em cinco redes sociais (TikTok, Instagram, YouTube, X e Facebook), média de impressões por post, valor total de inventário e valor por fã de cada clube.