A lista das duplas que disputarão o Rio Open 2023 foi divulgada pela Associação dos Tenistas Profissionais (ATP) nesta terça-feira (7). A 9ª edição do ATP 500, maior torneio de tênis da América do Sul, será realizada entre 18 e 26 de fevereiro, no Jockey Club Brasileiro, no Rio de Janeiro (RJ).
O line-up deste ano conta com duplistas importantes do circuito mundial, como Marcel Granollers/Horacio Zeballos, Jamie Murray/Michael Venus e os atuais campeões Simone Bolelli/Fabio Fognini, além das duplas que contam com os brasileiros Rafael Matos e o ex-número 1 do mundo Marcelo Melo.
Matos e Melo serão os representantes do Brasil na lista e tentarão conquistar um título inédito nas duplas. Ao lado do seu parceiro de circuito, o espanhol David Vega Hernandez, Matos teve um 2022 significativo, em que conquistou cinco títulos, sendo quatro com o espanhol. O gaúcho vem da conquista do Australian Open nas duplas mistas ao lado da também brasileira Luisa Stefani. Esta será a terceira participação de Matos no Rio Open.
Melo, ex-número 1 do mundo, também irá em busca do primeiro título de um brasileiro no Rio Open. Dono de 36 títulos da ATP, incluindo Roland Garros 2015 e Wimbledon 2017, o mineiro disputou todas as edições do Rio Open e jogará a de 2023 ao lado de Juan Sebastian Cabal, colombiano que foi campeão do US Open 2019.
Dois times que já foram campeões do Rio Open retornarão na edição de 2023. Vencedores da edição de 2022 e campeões do Australian Open 2015, Simone Bolelli e Fabio Fognini tentarão defender o título, enquanto Marcel Granollers e Horacio Zeballos, vencedores de 2020 e duas vezes finalistas de Grand Slam, tentarão o bicampeonato vindos de uma semifinal no Australian Open.
Mais um que estará de volta ao ATP 500 é Jamie Murray. Ex-parceiro de Bruno Soares, com quem conquistou os títulos do Australian Open e do US Open em 2016, o britânico disputará o Rio Open ao lado do neozelandês Michael Venus.
“A chave de duplas do Rio Open é sempre fortíssima. Temos os últimos campeões na lista, outras duplas novas que se formaram, o Rafael Matos vindo do título de mistas na Austrália, o Marcelo jogando com um parceiro que já ganhou aqui. Vamos ver se esse ano sai o título para o Brasil”, disse Luiz Carvalho, diretor do Rio Open.
Vale lembrar que a lista de simples do Rio Open 2023 saiu há cerca de duas semanas. Os destaques ficam por conta do espanhol Carlos Alcaraz, atual campeão do torneio e agora número 2 do mundo, o italiano Lorenzo Musetti, o austríaco Dominic Thiem, o argentino Diego Schwartzman e o britânico Cameron Norrie.