A 10ª edição do Rio Open celebrará a carreira do mineiro Bruno Soares, campeão de seis torneios de Grand Slam, série que reúne as quatro principais competições do calendário do tênis mundial. O brasileiro pendurou a raquete após o US Open de 2022. A homenagem a Bruno Soares acontecerá no próximo dia 21 de fevereiro, em meio ao torneio, que terá início quatro dias antes.
Vale lembrar que foi em Nova York que Bruno conquistou quatro de seus seis Grand Slams: dois nas duplas masculinas (2016 e 2020) e dois nas duplas mistas (2012 e 2014). No geral, Bruno foi campeão de 35 torneios e vice-campeão de outros 34.
Com o melhor ranking alcançado sendo o de número 2 do mundo, o tenista venceu três Grand Slams nas duplas masculinas (Australian Open em 2016 e US Open em 2016 e 2020) e outros três nas duplas mistas (Australian Open em 2016 e US Open em 2012 e 2014).
Além disso, foi campeão em quatro Masters 1000 e também recebeu o título de melhor dupla da temporada em duas ocasiões (2016 e 2020). O ex-tenista representou o Brasil pela Copa Davis em 20 oportunidades e disputou os Jogos Olímpicos de Londres 2012 e Rio de Janeiro 2016.
Homenagens
Desde a estreia em 2014, o Rio Open tem a tradição de homenagear personalidades que marcaram o esporte. A lista de homenageados inclui Maria Esther Bueno, Gustavo Kuerten, Thomaz Koch, Nick Bollettieri, Antônio Carlos de Almeida Braga (Braguinha), Fernando Meligeni, Alcides Procopio, Luiz Mattar, André Silva, Carlos Alberto Kirmayr, Larri Passos, Jaime Oncins, Flavio Saretta, Rogerio Dutra Silva e Thomaz Bellucci.
Nomes confirmados
A edição de 2024 do Rio Open já tem grandes nomes garantidos na disputa. O espanhol Carlos Alcaraz, o suíço Stanislas Wawrinka, o francês Arthur Fils, o croata Marin Cilic e o britânico Cameron Norrie, por exemplo, estarão presentes no Jockey Club Brasileiro, assim como os brasileiros Gustavo Heide e Gilbert Klier, campeão e vice-campeão, respectivamente, da Maria Esther Bueno Cup, e o carioca João Fonseca.
Patrocínio
O Rio Open 2024 conta com patrocínio máster da Claro e patrocínios de Santander, Mubadala, Shell, Black Princess, Engie, Betway, Emirates e Herbíssimo. Rolex, Kia, B3, EMS, Star+, Disney Cruise Line apoiam o evento, que conta ainda com White Martins, New Holland, RedeDor, Ibmec, Café Melitta, PremieRpet, Zetaflex, Cremer, Shopping Leblon, Allos e Grey Goose.
A Fila será a responsável pelo material esportivo, e a Wilson é a fornecedora da bola oficial do evento. Já a Worldwine oferecerá o espumante e vinho oficiais do Rio Open, enquanto a Lider fornece o mobiliário para o Corcovado Club, o Espaço Pedra da Gávea e também para o Lounge dos Atletas (Players Lounge).
O evento ainda possui uma parceria com o Jockey Club Brasileiro e a Prefeitura do Rio de Janeiro. O Sportv é a emissora oficial e exibirá em HD todos os jogos da quadra central para o Brasil e mais de 140 países por meio da ATP Media.
O evento é incentivado pela Secretaria Especial do Esporte do Ministério do Esporte, por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte. Além disso, também é viabilizado pela Lei Estadual de Incentivo ao Esporte do Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer.