Com estratégia de ser muito mais que um torneio de tênis, Rio Open inicia 10ª edição histórica

Rio Open 2024 será disputado de 17 a 25 de fevereiro, no Jockey Club Brasileiro - Divulgação

O Rio Open 2024 começou no último sábado (17), com o qualifying. No entanto, é a partir desta segunda-feira (19), com o início da chave principal, que o principal torneio de tênis da América do Sul passará a receber o público que tem batido recorde atrás de recorde no Jockey Club Brasileiro, localizado na zona sul da cidade do Rio de Janeiro (RJ).

Para se ter uma ideia, o evento costuma injetar, em média, R$ 150 milhões na economia do estado do Rio de Janeiro durante a semana de realização. Além disso, envolve 6 mil empregos diretos e indiretos.

Dentro de quadra, nomes como o espanhol Carlos Alcaraz, ex-número do mundo 1 do mundo e atual número 2, o suíço Stanislas Wawrinka, o britânico Cameron Norrie e o francês Arthur Fils, além de brasileiro como Thiago Seyboth Wild, Thiago Monteiro, João Fonseca e Felipe Meligeni Alves, prometem bons jogos para os fãs. Mas é fora do saibro que o torneio tenta se mostrar cada vez mais diferenciado para o público, que deve ser de cerca de 65 mil pessoas até o próximo domingo (25), dia da grande final.

Entre as atrações, a mais tradicional é o Leblon Boulevard, principal espaço de convivência do Rio Open. Além de várias opções culinárias para todos os gostos, o espaço tornou-se um centro de entretenimento, onde os visitantes podem explorar os estandes dos patrocinadores que apoiam o evento e participar de diversas ativações interativas, ganhando, inclusive, brindes exclusivos.

Na gastronomia, a 10ª edição do Rio Open conta com restaurantes e marcas renomadas, como os recém-chegados Bar da Frente, Bar da Gema, Bar do Bode Cheiroso e Bar do Momo, representados pela Liga Tijucana de Botecos, além da confeitaria Absurda. A lista ainda continua com Babbo Osteria, Seu Vidal, Vulcano, Geneal, Oakberry, Pizza Al Taglio, La Panata e World Wine.

Já a Praça Rio Open, que fica em frente à quadra principal, conta novamente com um telão gigante para que os fãs possam acompanhar as partidas para as quais não tiverem ingresso. Assim como no ano passado, a Black Princess é a cerveja oficial do evento e possui um bar na praça. Além disso, o bar da vodca Grey Goose também marca presença nesta edição com o Grey Goose Match Point, drink exclusivo do torneio.

Espaços vips

Os espaços Corcovado Club e Pedra da Gávea são áreas vips projetadas pelas arquitetas Luana Bergamo e Luiza Mesquita. Juntos, os dois espaços contam com mais de 2.400 metros quadrados.

Focados em relacionamento, a ideia é que proporcionem comodidade para os convidados que querem descansar durante os intervalos dos jogos em poltronas e sofás confortáveis, dentro de um ambiente climatizado e sofisticado. Além disso, também contam com opções gastronômicas e bebidas selecionadas pela World Wine e Black Princess.

Produtos exclusivos

A La Boutique, loja oficial do Rio Open, é o lugar em que os fãs podem encontrar produtos exclusivos do torneio, como squeeze, caneca, caneta, ímã, cordão de pescoço (lanyard), sacochila e guarda-chuva. Os bonés da edição comemorativa, com o selo de 10 anos, estarão disponíveis nas cores cinza ou rosa.

Além disso, também há peças com estampas exclusivas e inspiradas no pôster oficial. É possível encontrar o copo com todos os campeões, pulseiras, displays de bolas e outros artigos confeccionados com cordas de raquetes recicladas. Entre as novidades, há sacochilas, raqueteiras, jogo da memória e alguns adesivos alusivos ao Rio Open.

O público também pode adquirir as toalhas dos atletas e de praia, que remetem à quadra do torneio, e produtos para os futuros fãs, com o tradicional body de bebê e as camisetas infantis.

Por fim, outra opção exclusiva desta 10ª edição são as bandejas confeccionadas com madeira de refugo e preenchidas com elementos autênticos do torneio. A Bandeja Saibro traz consigo o saibro utilizado nas partidas, enquanto a Bandeja Cordas incorpora cordas retiradas do salão de encordoamento. As peças são acompanhadas por uma placa em metal com o ano do evento e um certificado assinado pelo diretor do torneio, atestando a originalidade e autenticidade dos materiais utilizados.

Moda esportiva

A Casa Fila promete atrair os fãs que quiserem levar peças de vestuário da marca italiana alusivas ao Rio Open, já que foi produzida uma coleção especial para celebrar a 10ª edição do torneio.

Segundo a Fila, há uma diversidade de malhas e modelagens, com a linha completa sendo composta por camisetas e bonés com estampas exclusivas que celebram o marco da primeira década do evento. A Fila também decidiu lançar a Cápsula Tennis Club, uma coleção inspirada no universo do tênis, com vestimentas casuais para serem usadas no dia a dia.

Por fim, a marca também optou por apresentar no evento a uniformização dos atletas da marca com a personalização especial Rio Open Golden, em homenagem aos 10 anos do torneio, sem contar uma coleção esportiva voltada para tenistas e entusiastas do esporte com peças que contam com proteção solar FPS 50+, respirabilidade e materiais mais sustentáveis, todas com personalização especial do evento.

Arte e cultura

Anna Bella Geiger foi escolhida como autora do pôster da 10ª edição do Rio Open. Eleita carioca do ano em 2023, é uma das artistas mais importantes do Brasil e, assim, faz parte da edição histórica do evento. Pioneira da videoarte no país e uma das grandes expoentes da primeira geração de artistas conceituais latino-americanos, já expôs em Nova York, Paris e Barcelona, e participou das bienais de Veneza e São Paulo.

Os trabalhos da artista integram coleções do Moma (Nova York), Georges Pompidou (Paris), Tate Modern e Victoria and Albert Museum (Londres), Getty Institute (Los Angeles) e The Fogg Collection (Boston), entre outras. Aos 90 anos, Anna Bella tem amplo reconhecimento público nacional e internacional.

Para terminar, os fãs ainda podem fazer uma visita especial fora do Jockey Club Brasileiro. Até o dia da final, haverá uma exposição especial e gratuita sobre o torneio no Shopping Leblon, que fica próximo ao local do evento.

No shopping, o público pode apreciar o troféu de campeão, além de itens exclusivos e o pôster oficial da 10ª edição. A instalação também coloca à disposição para os fãs algumas fotos históricas de Gustavo Kuerten e Maria Esther Bueno, homenageados pelo Rio Open no passado, além da galeria de todos os campeões das edições anteriores do único ATP 500 disputado na América do Sul.

Sair da versão mobile