Se tem uma palavra que pode resumir a 11ª edição do Rio Open, que será disputada até o próximo domingo (23), é expansão. Em 2025, para se aproximar ainda mais dos fãs de tênis e alcançar novos públicos, o maior torneio da modalidade na América do Sul colocou em prática uma série de iniciativas fora do Jockey Club Brasileiro, local que recebe fisicamente o evento.
A primeira novidade nesse sentido foi anunciada ainda em dezembro do ano passado, com o lançamento da loja on-line oficial do torneio. É a primeira vez que os produtos oficiais do Rio Open, até então comercializados apenas na La Boutique, loja física oficial montada durante o evento, estão ao alcance dos fãs de todo o país.
“O e-commerce é uma novidade muito aguardada pelos fãs do torneio. Com a nova plataforma, será possível adquirir os produtos oficiais do Rio Open de forma prática ao longo de todo o ano, mesmo fora do período do evento. Essa iniciativa visa a atender à grande demanda por itens exclusivos do torneio e ampliar a experiência dos torcedores que desejam levar para casa um pedaço do maior torneio de tênis da América do Sul”, comentou Marcia Casz, diretora-geral do Rio Open.
A loja virtual pode ser acessada neste link.
Shopping e aeroporto
O Shopping Leblon, que faz parte do portfólio da Allos, também decidiu ativar o patrocínio ao torneio para quem passa pela fachada do local, que foi transformada em uma quadra de tênis vertical. Durante a realização do Rio Open, bailarinos simulam os movimentos de uma partida de tênis literalmente pendurados. A primeira apresentação foi no sábado (15). Haverá ainda outras duas: nesta quarta-feira (19) e no próximo sábado (22).
Outra novidade pode ser vista por quem chega à capital fluminense pelo Aeroporto Internacional Tom Jobim, o RioGaleão. A área de desembarque doméstico foi totalmente customizada com o tema Rio Open, com direito ao chão adesivado com uma quadra de tênis, as esteiras com adesivos do torneio e ainda bolas de tênis gigantes e uma parede com fotos do evento.

Botequim
O botequim Tin Tin, localizado na Dias Ferreira, uma das ruas mais emblemáticas do bairro do Leblon, na zona sul do Rio de Janeiro, onde fica localizado o Jockey Club Brasileiro, foi ao encontro da organização do Rio Open e acertou para tematizar o espaço com diversas decorações que remetem ao tênis. Por todo o espaço podem ser vistas bolinhas da modalidade, além de menções ao Rio Open.

Fan Zone em SP
Em 2025, a expansão do Rio Open extrapolou até os limites do estado do Rio de Janeiro e pegou uma “ponte aérea” para chegar a São Paulo. Patrocinadora máster e apresentadora do torneio, a Claro organizará uma Fan Zone na capital paulista para transmitir as semifinais e a final do evento, marcadas para sábado (22) e domingo (23), respectivamente.
O local escolhido foi o Parque Villa-Lobos, e a ativação será gratuita. Os fãs de tênis poderão acompanhar os três jogos em um grande telão de led por meio da Claro TV+.

“O esporte é um pilar fundamental para a marca da Claro, principalmente porque traz diversão e entretenimento para todos que acompanham. Temos muito orgulho de, há 11 anos, termos apostado no Rio Open, que é o único ATP 500 da América do Sul e uma das poucas oportunidades que os fãs brasileiros de tênis têm de se aproximar do melhor do esporte em território nacional. E foi pensando justamente em aproximar o público geral da modalidade que surgiu a Fan Zone de São Paulo. Queremos que os paulistanos possam ter um momento especial enquanto acompanham um torneio da importância do Rio Open e que ainda mais pessoas se apaixonem por esse esporte”, destacou Ane Lopes, diretora de marketing, branding e comunicação da Claro.
A operadora ainda aproveitou a semana do torneio para personalizar as lojas na capital fluminense com a temática do tênis. Adesivos e decorações que remetem à modalidade foram colocados nas lojas para enfatizar o patrocínio da marca ao principal torneio de tênis da América do Sul.

“Desde o início, nossa missão com o Rio Open foi que ele transcendesse o tênis, proporcionando uma experiência memorável para os fãs. É gratificante observar o crescimento das ativações que vão além do Jockey, refletindo o reconhecimento da marca Rio Open e o interesse de nossos parceiros em se associarem a ela”, ressaltou Marcia Casz.
“Dentro do evento, já oferecemos uma experiência rica e diversificada, com áreas interativas, ativações de patrocinadores, opções gastronômicas com chefs renomados e a Praça Rio Open, por exemplo, criando um espaço vibrante e atraente para todos. Neste ano, ao celebrarmos 11 anos de torneio, vemos o resultado do nosso trabalho e dedicação, com iniciativas marcantes como as do Galeão, Shopping Leblon e a Fan Zone da Claro em São Paulo. Estamos muito orgulhosos das conquistas até aqui e ansiosos para continuar evoluindo e tornar o evento, dentro e fora das quadras, o melhor possível”, completou.
Muitas dessas novidades foram comentadas pela própria Marcia Casz e também por Lui Carvalho, diretores do Rio Open, em uma edição especial do Maquinistas, o podcast da Máquina do Esporte. A íntegra do episódio pode ser assistida abaixo: