Principal torneio de tênis masculino do Brasil e da América do Sul, o Rio Open, que terá início no próximo sábado (18), atrai a atenção de espectadores do mundo todo. Toda essa projeção acaba sendo um diferencial e tanto para as marcas, que cada vez mais se interessam em fazer parte do torneio.
A empresa de telecomunicações Claro foi uma das pioneiras em reconhecer o potencial da competição. Já na primeira edição do Rio Open, em 2014, a marca ingressou como patrocinadora máster e assim permanece até hoje.
“A Claro tem orgulho de fazer parte da história do Rio Open desde a primeira edição, em 2014, como patrocinadora máster, e espera continuar essa parceria por muito tempo”, disse Ane Lopes, diretora de comunicação e marca da empresa.
Tecnologia
No meio publicitário, esse tipo de contrato entre a empresa e o evento esportivo é denominado de “presenting sponsor”. Ou seja, o Rio Open é apresentado pela Claro. Nos últimos anos, a empresa tem procurado levar muita tecnologia ao Jockey Club Brasileiro, no Rio de Janeiro (RJ), durante os nove dias de torneio. Em 2023, a ideia é intensificar ainda mais a inovação e as experiências utilizando a internet de alta velocidade.
“Após ter levado para a última edição um túnel imersivo ultraconectado com 5G, neste ano a Claro vai levar a tecnologia de última geração para todos os espaços do torneio. Além disso, queremos que o público tenha a experiência de toda a velocidade do Claro 5G+ em ativações com games e transmissões multitelas, em um formato inédito na América Latina e que vamos explorar no evento deste ano”, explicou Ane Lopes.
De acordo com ela, a marca também planeja ações exclusivas para clientes Claro Clube, como encontros com tenistas renomados e a possibilidade de aprender e jogar com atletas da Associação de Tenistas Profissionais (ATP).
Na avaliação de Ane Lopes, o Rio Open 2023 deverá ficar marcado pela inovação.
“Será, sem dúvida, a edição mais conectada, com Claro 5G+ para curtir os jogos ou fora deles. O que não vai mudar é o nosso compromisso em levar inovação, explorando novas possibilidades para o 5G e conteúdo, tecnologia e muita diversão para os fãs do maior torneio de tênis da América do Sul”, destacou a executiva.
Estratégia
Segundo a diretora, a Claro possui um longo histórico de patrocínio a grandes eventos esportivos, sendo esse um dos pilares de sua comunicação.
“Sem dúvida, a oportunidade de relacionamento com o público do Rio Open é uma chance de proporcionarmos mais uma experiência diferenciada para nossos clientes, não apenas oferecendo condições especiais, como pré-venda com desconto meses antes do evento, mas também criando ações diferenciadas para quem faz parte do Claro Clube, por exemplo”, afirmou.
O compromisso do evento com a sustentabilidade e causas sociais é outro ponto que ela faz questão de destacar na parceria.
“É um orgulho ser a principal patrocinadora do único ATP 500 da América do Sul e uma das poucas oportunidades que os fãs brasileiros de tênis têm de se aproximar do melhor do esporte em território nacional. A competição é um dos principais eventos esportivos do Rio de Janeiro, gerando um impacto positivo na economia do estado e reflete um compromisso nosso com ações sociais e sustentabilidade. Além de ser um evento carbono neutro, com reconhecimento da ONU [Organização das Nações Unidas], nesta edição, o Rio Open trará a novidade de neutralizar as emissões de CO2 derivadas do deslocamento do público”, finalizou a executiva.