A Associação de Tenistas Profissionais (ATP) divulgou a lista oficial de jogadores inscritos para a 12ª edição do Rio Open. O evento, que será realizado entre 14 e 22 de fevereiro, no Jockey Club Brasileiro, no Rio de Janeiro (RJ), terá como principais destaques o brasileiro João Fonseca, atual número 32 do ranking mundial, e o italiano Lorenzo Musetti, que ocupa a 5ª posição.
A competição contará com oito tenistas posicionados no Top 50, mesclando nomes em ascensão e veteranos do circuito. Para o público brasileiro, João Fonseca é o mais aguardado. O carioca retornará ao torneio após conquistar seu primeiro título de ATP 250 em Buenos Aires (Argentina) e também vencer o ATP 500 de Basel (Suíça).
“Estamos animados para ver o João Fonseca em ação, em casa, com esse novo status no circuito. Ano passado ainda era tudo muito novo. Hoje, ele é um jogador estabelecido entre os melhores”, disse Luiz Carvalho, diretor do Rio Open.
A lista conta ainda com o retorno de Matteo Berrettini, finalista de Wimbledon em 2021, e com a presença do atual bicampeão do Rio Open, o argentino Sebastian Báez. A organização destinou o primeiro convite da chave principal ao francês Gael Monfils, que incluiu o torneio em sua temporada de despedida.
“Esse ano também vamos nos emocionar com o Monfils se despedindo e escolhendo o Rio de Janeiro para fazer parte dessa turnê, e ver o Musetti no seu melhor momento, além de ter a oportunidade de descobrir novas histórias, novos personagens e continuar desenvolvendo o tênis no Brasil”, acrescentou Carvalho.
Francisco Cerúndolo (ARG), Luciano Darderi (ITA), Lorenzo Sonego (ITA), Daniel Altmaier (ALE), Camilo Ugo Carabelli (ARG), Alexandre Muller (FRA), Tomas Martin Etcheverry (ARG), Damir Dzumhur (BIH) e Francisco Comesana (ARG) também estão na lista.
Pedro Martinez (ESP), Mariano Navone (ARG), Alejandro Tabilo (CHI), Cristian Garin (CHI), Juan Manuel Cerúndolo (ARG), Emilio Nava (EUA), Laslo Djere (SER), Carlos Taberner (ESP), Ignacio Buse (PER) e Vit Kopriva (CZE) completam os inscritos até o momento.
Classificação
A chave de simples do Rio Open tem 32 vagas, sendo 23 classificações diretas pelo ranking dos atletas. Três vagas são para convites da organização e um quarto convite é reservado para solicitação de tenistas da lista A+ da ATP.
Outros quatro tenistas virão do qualifying, que será disputado nos dias 14 e 15 de fevereiro, também no Jockey Club Brasileiro e com entrada gratuita. Por último, uma vaga é reservada para um tenista que não conseguiu disputar o qualifying por estar em ação em outro torneio.
Andre Agassi
A entrega do troféu ao campeão de 2026 terá a participação de Andre Agassi. O ex-número 1 do mundo estará no Rio de Janeiro para prestigiar a final no dia 22 de fevereiro.
A presença do norte-americano dá continuidade à tradição do evento de trazer ídolos do tênis mundial para a cerimônia de encerramento, seguindo os passos de nomes como Gustavo Kuerten, David Ferrer e Juan Martin del Potro.
Agassi possui um currículo que inclui 60 títulos na carreira e a conquista do “Career Golden Slam”, honraria concedida aos tenistas que venceram os quatro torneios do Grand Slam e também a medalha de ouro olímpica.
Além de seus feitos em quadra e de seu impacto no estilo do esporte, Agassi protagonizou momentos de destaque contra o brasileiro Gustavo Kuerten, incluindo a final da Masters Cup de Lisboa, partida decisiva para a chegada de Guga ao topo do ranking mundial, em 2000.
