Pular para o conteúdo

Ayrton Senna Racing Day celebra maior conexão com Geração Z e mulheres

Enquanto quantidade de mulheres subiu de 40% para 52% de 2024 para 2025, número de jovens abaixo dos 30 anos aumentou em quatro vezes

Ayrton Senna Racing Day reuniu 11 mil pessoas em São Paulo - Divulgação

Ayrton Senna Racing Day reuniu 11 mil pessoas em São Paulo (SP) - Divulgação

A 20ª edição do Ayrton Senna Racing Day, evento que celebra o aniversário de morte do ex-piloto de Fórmula 1 brasileiro, realizado na última quinta-feira (1º), no Autódromo de Interlagos, em São Paulo (SP), conseguiu aproximar ainda mais a imagem de Ayrton Senna de mulheres e jovens.

Neste ano, foram 11 mil inscritos, recorde histórico da prova. Mas, mais do que isso, o evento conseguiu atingir dois objetivos da marca Senna: aumentar a participação feminina e do público jovem.

Do total de inscritos na prova, 52% dos corredores eram mulheres. O número representou um aumento substancial da participação feminina, que havia sido de 40% na corrida em 2024. Já a presença do público da Geração Z, abaixo dos 30 anos de idade, também aumentou em quatro vezes, de acordo com a organização.

“A marca Senna traz os valores de Ayrton Senna em tudo o que faz, nas parcerias, eventos e experiências para todos os fãs. Ao mesmo tempo em que buscamos uma conexão próxima com as novas gerações, valorizamos a memória afetiva de quem o viu em ação nas pistas. Afinal, o legado dele está em cada um de nós”, afirmou Ana Cristina Simões, diretora de marketing da Senna Brands, empresa responsável pela realização do evento.

Ativações reforçam marca Senna

Para conseguir conectar-se com o fã que acompanhou Senna nas pistas ao mesmo tempo em que conversou com novos públicos, o Ayrton Senna Racing Day contou com diversas ações nos boxes de Interlagos para entreter o fã que foi ao autódromo.

A atração que tinha maior fila para entrar era a exposição “Além da Linha de Chegada”, montada especialmente para o evento, que reuniu 29 itens do acervo da família do piloto, incluindo itens inéditos. Entre eles estava a faixa que o time do Brasil entrou no gramado após ser tetracampeão da Copa do Mundo, mais de dois meses após a morte de Senna.

“É emocionante ver esta faixa que doamos para o acervo da família sendo exposta pela primeira vez para o público, ainda mais neste evento”, declarou o ex-jogador Mauro Silva, que esteve presente no evento.

Organizada pela Vega Sports, a corrida que celebra Ayrton Senna já tem a edição de 2026 confirmada. A prova deste ano contou com os patrocínios de Asics, Claro, Heineken 0.0, Newon, Curaprox, Lindoya, Guaraná Antarctica, Gatorade, Logitech, Mucilon, Jaguaré Bananas, Schio Maçãs, Lego, Sid Special Paint e Freixenet.

Além da corrida para os adultos, foi realizada uma prova paralela com obstáculos e distância total de 400m, que contou com cerca de 300 crianças.