CBAt, Abraceo e 13 federações de atletismo se unem em prol do futuro do running no Brasil

Maratona do Rio teve 40 mil inscritos nas quatro distâncias disponibilizadas em 2023 - Guilherme Leporace e Sandra Guedes / Maratona do Rio

Com o objetivo de aprimorar e fortalecer as corridas de rua, a Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), a Associação Brasileira de Organizadores de Corrida de Rua e Esportes Outdoor (Abraceo) e mais 13 federações estaduais de atletismo assumiram um compromisso com o futuro do setor de running no país. Dentre os temas presentes no escopo das entidades estão a medição de percursos, a organização do Summit 2024, voltado para o mercado de running, e um programa de qualificação profissional.

As 13 federações envolvidas no compromisso até o momento são Alagoas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Roraima, São Paulo e Sergipe. O objetivo é a profissionalização cada vez maior do setor e “a realização de eventos impecáveis”. Alguns pontos importantes citados pelos envolvidos são: segurança, hidratação, pontualidade, ranking, cronometragem, certificação, pesquisa, avaliação e atleta consciente.

Dentre as ações planejadas está o Curso para Medidores de Percurso de Corridas de Rua da World Athletics, órgão que gere o atletismo em escala global, que será realizado em dois grupos, ambos em novembro (23 a 25 e 27 a 29), na sede da CBAt, em Bragança Paulista (SP). A medição oficial é fundamental para a homologação das marcas dos corredores, assim como são os Permits, emitidos pela CBAt (selos ouro e prata) e pelas federações filiadas (bronze). A meta é também criar o Ranking Brasileiro de Corrida de Rua e um calendário nacional.

O Summit 2024, organizado pela Abraceo, é outro objetivo. Trata-se de um congresso para reunir CEOs do mercado esportivo e secretários municipais e estaduais do esporte. Está confirmada a presença de Alessio Punzi, líder de running e participação em massa da World Athletics.

Além disso, a ideia é buscar uma qualificação cada vez maior por meio de programas e da profissionalização das pessoas que atuam no segmento de corrida de rua e esportes outdoor, com foco na segurança, qualidade e conscientização dos atletas.

“Foi um encontro histórico, pela primeira vez nos reunimos com os presidentes das federações, a Abraceo e muitos de seus associados, em um clima muito positivo, e houve o total reconhecimento da Abraceo como entidade representativa dos organizadores de eventos esportivos do Brasil”, celebrou Wlamir Motta Campos, presidente do Conselho de Administração da CBAt.

“Somos uma entidade nacional que tem como objetivo a representação e defesa dos interesses de empresas que exercem atividades de realização, produção e organização de eventos esportivos de corrida de rua e esportes outdoor, sempre de acordo com princípios sociais de cooperação, integração e ética”, destacou Guilherme Celso, presidente da Abraceo.

Sair da versão mobile