A Vulcabras divulgou, nesta quarta-feira (1º), o balanço financeiro da empresa em 2022. Com R$ 2,9 bilhões, a dona da Olympikus e gestora de Mizuno e Under Armour no Brasil bateu recorde histórico de faturamento.
Apenas no quarto trimestre, a receita líquida chegou a R$ 738,8 milhões, um aumento de 19,2% em relação ao mesmo período de 2021, e novo recorde para um trimestre na história da companhia. No ano como um todo, a receita líquida ficou em R$ 2,5 milhões, 35,9% superior à obtida em 2021.
Para se chegar a esse número, os principais “culpados” foram os calçados esportivos, com 82,7% de participação. Vestuário e acessórios (com 9,3%) e outros calçados (com 8%) completaram a lista. Em 2022, foram produzidos 31,7 milhões de pares de tênis, um aumento de 17% quando comparado com o ano anterior.
Para se ter uma ideia, a receita dos calçados esportivos no último trimestre do ano passado apresentou uma elevação de 22,8% em relação ao mesmo período de 2021. O número reflete um crescimento das três marcas, com destaque para Mizuno e Under Armour que, de acordo com a empresa, “seguem apresentando ritmo acelerado de crescimento”.
As vendas no mercado interno totalizaram R$ 2,3 milhões, um crescimento de 33,5% com relação a 2021. Já no mercado externo, a receita líquida chegou a R$ 227,9 milhões, um aumento de 65,5% em comparação ao ano anterior.
Segundo a Vulcabras, as vendas diretas ao mercado externo apresentaram esse impulsionamento mesmo com dificuldades enfrentadas na comercialização com a Argentina, principal destino das exportações da companhia. No Peru, a operação teve uma redução no último trimestre por conta dos problemas políticos que o país atravessa.
“A Mizuno ampliou seus esforços ao trazer para o mercado brasileiro produtos altamente qualificados para a corrida de alta performance [lançamentos do Wave Rider 26 e do Wave Sky 6], com tecnologias exclusivas da marca. A Olympikus realizou a maior edição do Bota Pra Correr da história [a segunda etapa de 2022, em São Miguel dos Milagres, em Alagoas], circuito proprietário da marca. A Under Armour deu um importante passo na consolidação de sua estratégia na categoria de training, trouxe para o mercado um produto inédito, nacional e totalmente focado em performance, o Under Armour Tribase Cross Quiron”, destacou o relatório da companhia.
No e-commerce, houve um crescimento exponencial, com aumento de 80,2% no último trimestre de 2022 em relação ao mesmo período de 2021, graças à elevação do número de vendas das três marcas. No total do ano, o impulsionamento das vendas on-line subiu ainda mais, com 119,7% em comparação a 2021. Como participação na receita, o e-commerce representou 5,4% em 2022, 2,1% a mais do que havia representado no ano anterior.
Quando se fala em lucro bruto, o do quarto trimestre de 2022 alcançou R$ 282,9 milhões, um aumento de 26,4% em relação ao mesmo período de 2021. Dessa forma, pelo oitavo trimestre consecutivo, a companhia reportou evolução na margem bruta, atingindo 38,3% no quarto trimestre de 2022, 2,2% superior ao número obtido no mesmo período do ano anterior.
No ano como um todo, o lucro bruto ficou em R$ 937,4 milhões, com aumento de 42,2% em comparação a 2021. A margem bruta em 2022 foi de 37%, 1,7% superior à obtida no ano anterior.
Já no lucro líquido, a companhia alcançou R$ 214,3 milhões no último trimestre de 2022, aumento de 163,9 sobre o resultado do mesmo período de 2021. No ano, o aumento foi de 49,7%, saindo de R$ 313,8 milhões em 2021 para R$ 469,9 milhões em 2022.
Por fim, o Ebitda (lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização) foi de R$ 176,6 milhões no quarto trimestre de 2022, apresentando um crescimento de 47,4% em relação ao mesmo período de 2021. No ano todo, o Ebitda foi de R$ 525,8 milhões, sendo 31,8% superior ao resultado atingido no mesmo período do ano anterior.
“O desempenho recorde observado em 2022 é reflexo de um mix de marcas complementares, que seguem explorando as suas respectivas avenidas de crescimento, resultando no melhor ano da história da Vulcabras. Em Olympikus, o ano foi marcado pela ampliação do portfólio focado em performance. O lançamento do primeiro tênis do mundo com placa de grafeno, o Corre Grafeno, somado aos demais produtos da linha de corrida e performance, Corre 2 e Corre Vento, posicionaram a marca no segmento ao democratizar o acesso à alta tecnologia esportiva. Under Armour manteve seu crescimento com a estratégia de focar nas categorias de treino e basquete, duas fortalezas globais da marca. Já Mizuno, com menos de dois anos no portfólio da companhia, retoma seu protagonismo na categoria de running e registra o melhor ano da história da marca no Brasil”, resumiu o relatório.
Para terminar, a Vulcabras ainda afirmou que, em 2023, “seguirá atenta às demandas de mercado e ao comportamento de consumidores cada vez mais conectados ao esporte, saúde, conforto e bem-estar, buscando novas avenidas de crescimento, sinergias, diversificação de portfólio e inovação”.