O mercado de corridas de rua, que foi fortemente afetado pela pandemia de Covid-19, atravessa um momento de expansão no país. No ano passado, a quantidade de eventos realizados no país cresceu 29%, em comparação com 2023.
É o que mostra o levantamento realizado pela Associação Brasileira de Organizadores de Corridas de Rua e Esportes Outdoor (Abraceo), com o apoio da agência de relações públicas Esporte & Negócio.
Os números foram apresentados na semana passada, durante o 3º Summit Abraceo/CBAt, em um painel com a participação da jornalista Silvia Herrera, de Daniel Krutman, CEO do Ticket Sports, e de Paulo Carelli, diretor institucional da Abraceo.
De acordo com o levantamento, o estado com o maior número de corridas de rua em 2024 foi São Paulo, com 734, o que representa uma expansão de 33,45% em relação ao ano anterior.
O Maranhão, que teve apenas 1 corrida em 2023 e saltou para 7 no ano seguinte, registrou alta de 600%. No entanto, segundo os autores do estudo, os estados que tiveram crescimentos mais consistentes foram Rio Grande do Norte (120%), Goiás (76%) e Mato Grosso (64%).
Apenas Roraima e Amapá não contaram com corridas de rua oficiais em 2024 e 2023. Já Tocantins não realizou eventos em 2023, mas registrou 7 provas no ano seguinte.
Geração Z
Um outro estudo divulgado pelo Ticket Sports nesta semana analisou o modo como cada faixa etária tem se relacionado com a prática esportiva.
Intitulado “Gen XYZ: Um estudo através das gerações”, o levantamento reuniu 4.158 respostas de atletas amadores e profissionais de todo o Brasil.
A pesquisa mostra que a Geração Z vê o esporte como um estilo de vida (55,6%), indo além da saúde e estando diretamente relacionado à identidade e ao bem-estar do indivíduo.
Segundo o estudo, para esse público o aspecto competitivo também tem um papel relevante, tornando o desafio e a performance elementos centrais da prática esportiva.
Essa tendência já havia sido observada no estudo “Perfil do Atleta Brasileiro”, divulgado pelo próprio Ticket Sports no começo do ano.
A pesquisa revela um aumento significativo na participação de jovens entre 15 e 25 anos em eventos esportivos, com esse grupo passando a representar quase 11% dos inscritos em 2024, contra 7,9% registrados no ano anterior.
“O aumento na participação dos jovens pode ser atribuído a diversos fatores. Essa pesquisa foi quase obrigatória depois que detectamos um crescimento significativo de jovens na base de dados do Ticket Sports em 2024. Como lidamos com diferentes comportamentos de consumo intergeracionais, nos mantendo relevantes e com discursos ajustados a todas as necessidades, essa pesquisa é mais um marco informativo que pode ajudar a corrigir rotas de comunicação, trazer insights e adicionar dados inéditos ao setor esportivo, em especial, das experiências e eventos esportivos”
Daniel Krutman, CEO do Ticket Sports
O estudo atual mostra que gerações de mais idade, especialmente os Baby Boomers (de 61 a 79 anos), enxergam a prática esportiva como essencial para a saúde e a longevidade. Entre os integrantes dessa faixa etária, 69,1% deles praticam atividades físicas há mais de 11 anos.
“Participar de eventos se torna uma motivação crescente para manter a prática esportiva conforme a idade avança. Já a competitividade, por outro lado, tende a diminuir ao longo dos anos, dando lugar a objetivos como bem-estar e saúde. Para manter o esporte acessível e atrativo para todas as idades, é essencial variar a abordagem na comunicação. A mensagem precisa ser democrática, equilibrando diferentes motivações”, explicou Gabriela Donatello, que lidera a área de marketing do Ticket Sports e foi a responsável pela coordenação da pesquisa.
A profissional também destacou que a possibilidade de explorar novos lugares é uma motivação comum a todas as gerações, representando 19,8% das respostas.
“Independentemente da faixa etária, a experiência e a vivência esportiva continuam sendo fatores decisivos na escolha dos eventos”, ressaltou.
Segundo o estudo, os Baby Boomers são os mais disciplinados, com frequência que varia de cinco a seis dias por semana. Já a Geração Z tem um número maior de praticantes ocasionais. A Geração Y / Millennials aparece como a mais equilibrada, distribuindo bem os dias de treino ao longo da semana.
Redes sociais e marcas mais lembradas
A pesquisa mostrou que 74% dos entrevistados da Geração Z preferem as redes sociais para buscar informações sobre o universo esportivo. O percentual diminui gradualmente entre as gerações de mais idade, porém as plataformas digitais seguem como a principal fonte de informação esportiva.
Os aplicativos esportivos também ganham mais espaço conforme a idade avança, com 12% dos Baby Boomers utilizando algum deles para monitorar treinos e desempenho, enquanto os mais jovens optam por conteúdos mais dinâmicos e menos técnicos.
Quando questionados sobre suas marcas esportivas favoritas, os entrevistados demonstraram preferência pela Adidas, que liderou o ranking com 18,4%, seguida de perto pela Nike, com 17,7%, e pela Asics, com 16,7%.
A Olympikus aparece em quarto lugar, com 13,5%. A opção “Indiferente” vem na sequência, com 8,4%. Entre as outras marcas esportivas citadas pelos entrevistados estão Fila, Mizuno, New Balance, Track&Field, Authen, Puma e Hoka.