Répteis da ordem dos escamados e que habitam as regiões tropicais do planeta, as iguanas ganharam fama não apenas por conta de sua aparência extravagante, que lembra a dos dragões dos filmes e livros de fantasia, mas também pela “contribuição” essencial que uma de suas espécies, a iguana-marinha-de-Galápagos, deu para que o naturalista britânico Charles Darwin formulasse sua Teoria da Evolução. O cientista notou que aqueles animais haviam se adaptado para viver e prosperar no ambiente isolado do arquipélago do Oceano Pacífico.
Adaptar-se e evoluir são verbos que descrevem bem a trajetória de outra Iguana, não o réptil, mas sim a empresa brasileira, que, desde 2006, atua na organização de eventos esportivos, com foco nas corridas de rua.
A Máquina do Esporte conversou com Paulo Carelli, sócio e diretor de operações da Iguana Sports, que também é dirigente da Associação Brasileira dos Organizadores de Corrida de Rua e Esportes Outdoor (Abraceo), entidade que foi lançada em 2020, com o objetivo de fortalecer e profissionalizar o setor no país.
História de adaptação
A trajetória de Carelli no ramo de eventos esportivos teve início nos anos 2000. Antes disso, ele foi sócio de uma pousada localizada no sul do estado de São Paulo, que era voltada ao turismo de aventura.

“Nessa época, tive a oportunidade de organizar alguns eventos de competições de aventura”, recordou-se.
O trabalho com a Iguana teve início em 2006, época em que o mercado de corridas de rua começava a se consolidar no país, despertando o interesse do grande público.
O nome Iguana tem a ver com o espírito que ele e os sócios quiseram imprimir ao novo negócio.
“É um animal resistente, forte e com grande capacidade de se adaptar ao ambiente e continuar a crescer. Esse nome passa a ideia de resiliência e busca pela evolução”, explicou o executivo.
Desbravando um mercado em constante crescimento, a Iguana Sports teve a oportunidade de não apenas crescer, como demarcar presença em territórios importantes.
A empresa é organizadora, por exemplo, da SP City Marathon, que começou a ser disputada em 2016, conta com selo da World Athletics (órgão que gere o atletismo mundial) e serve como índice para a Maratona de Boston e os Mundiais da categoria.

Na década passada, no período de forte ascensão, a empresa chegou a ter 50 funcionários contratados diretamente, isso sem contar os colaboradores indiretos.
“À época, cuidávamos de toda a operação do evento, de ponta a ponta”, disse Carelli.
Pandemia alterou cenário
Em 2020, porém, uma ameaça biológica forçou a Iguana a lançar mão de toda sua capacidade evolutiva, com o intuito de continuar sobrevivendo.
Com a pandemia de Covid-19, tal qual sua homônima de Galápagos, que precisou se adaptar ao ambiente inóspito, a empresa que prosperou organizando corridas de rua tinha agora o desafio de se manter viva, mesmo com os eventos presenciais sendo proibidos.
“Nossa operação foi reduzida praticamente a zero”, afirmou Carelli.
A Iguana Sports precisou cortar na própria carne, demitindo funcionários e enxugando ao máximo os gastos.
Mesmo após a retomada dos eventos presenciais, a partir do segundo semestre de 2021, a empresa ainda teve de lutar para se reerguer.
“Tivemos de realizar muitas mudanças e enxugar nossa estrutura. Aquele modelo que adotávamos antes da pandemia não tinha mais como ser aplicado”, explicou o empresário.
Retomada
Apesar das adversidades, a Iguana sobreviveu à pandemia e se fortaleceu. Os números de suas provas mais recentes demonstram essa retomada. No ano passado, por exemplo, a SP City Marathon atingiu a marca de 20.065 corredores. Desse total, 17.516 completaram a prova, sendo 4.768 na maratona completa (42,2km) e 12.838 na meia-maratona (21,1km).
Atualmente, a SP City Marathon tem patrocínio máster da fabricante suíça de tênis e artigos esportivos On e apresentação do banco digital Nubank. A prova, que neste ano será realizada em 27 de julho, percorre 18 bairros da capital paulista e contará com nove atrações musicais para o público.
Para 2025, outras corridas importantes organizadas pela Iguana em São Paulo (SP) serão o Circuito Athenas (que inclui a Athenas Kids), Venus Women’s Race, Seven Run, Run The Bridge e ainda a 10K SP Challenge, novidade para este ano.

Até o ano passado, a empresa também promovia a Rio City Half Marathon, também com patrocínio máster da On. A partir deste ano, porém, a Iguana deixará de atuar fora do mercado paulista.
“Nosso projeto é consolidar nossa atuação em São Paulo, fortalecendo nossa presença neste mercado”, enfatizou Carelli.
Além de sua atuação na Iguana Sports, ele é um dos fundadores e atual diretor de relações institucionais da Abraceo.
“Para que o segmento de corridas de rua cresça no Brasil, é fundamental que o mercado se profissionalize. Nosso objetivo é justamente contribuir com esse processo”, finalizou Carelli.