Pular para o conteúdo

Maratona do Rio cresce entre mulheres e atletas de fora do RJ, e bate 60 mil inscrições em 2025

Maior festival de corrida de rua da América Latina terá 85% dos corredores vindos de fora da capital fluminense

Maior festival de corrida de rua da América Latina, Maratona do Rio 2025 será realizada entre os dias 19 e 22 de junho - Divulgação

A Maratona do Rio terá 60 mil corredores em 2025. Considerado o maior festival de corrida de rua da América Latina, o evento será realizado entre os dias 19 e 22 de junho, com prova de 5km (dia 19), 10km (dia 20), 21km (dia 21) e 42km (dia 22), além do Desafio Cidade Maravilhosa (que contempla 21km + 42km).

Além do número recorde de inscrições, a prova deste ano tem outros dados que chamam atenção. Nas provas de 5k, 10k e 21k, haverá mais mulheres do que homens. No total, entre todos os inscritos, 52% são mulheres, o que representa um crescimento de 12% nos últimos quatro anos, reflexo do engajamento crescente delas no universo do running.

Outro dado que reforça a abrangência cada vez maior do evento é que 85% dos participantes são de fora da capital do Rio de Janeiro. Assim como em 2024, a cidade de São Paulo mais uma vez terá mais corredores na Maratona do Rio do que a própria cidade do Rio de Janeiro. O Top 5 fica completo com Belo Horizonte (MG), Fortaleza (CE) e Recife (PE).

Todas as distâncias oferecidas tiveram capacidade máxima preenchida, e a faixa etária predominante entre os corredores ficou entre 30 e 39 anos. O atleta mais novo a participar da prova tem 14 anos, e o mais velho tem 92, com ambos inscritos nos 5km.

“Chegar a 60 mil corredores é mais do que um marco; é a prova de que a Maratona do Rio ultrapassou as barreiras do esporte para se tornar um evento que movimenta, emociona e conecta o Brasil. Entender profundamente a nossa comunidade tem sido essencial nesse processo. Por exemplo, nossas pesquisas mostraram que a maioria dos corredores permanece na cidade por até cinco dias. Com base nisso, decidimos mover os 10K para a sexta-feira, o que possibilitou o crescimento tanto dessa prova quanto dos 42K, que antes aconteciam no mesmo dia”, explicou Pedro Pereira, head de produto da Maratona do Rio.

“Esse movimento nos permitiu consolidar o formato de quatro dias de evento, estimulando que os próprios corredores montassem seus desafios pessoais. A cada edição, construímos um legado que mistura superação, experiência e pertencimento. Ver atletas de todos os cantos do país escolhendo o Rio como destino nos mostra que ainda temos muito a conquistar. O céu é o limite”, completou o executivo.

Vale lembrar que a Maratona do Rio já tem, até o momento, 16 marcas confirmadas entre patrocinadores e parceiros. Cada distância, inclusive, terá sua própria dona dos naming rights: 5K Prio, 10K Betnacional, 21K Claro, 42K Corona Cero e Desafio Cidade Maravilhosa 21K + 42K Dorflex Max.