Considerada o maior festival de corridas de rua (running) da América Latina, com provas nas distâncias de 5km, 10km, 21km e 42km, a Maratona do Rio obteve um impacto econômico de R$ 137,2 milhões no estado do Rio de Janeiro em 2023. Feito pelo Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises (IFec RJ), o estudo foi encomendado pela Dream Factory, organizadora do evento, com apoio da Apresenta.
A metodologia empregada para a obtenção deste e de outros números sobre a Maratona do Rio teve como base o Modelo de Insumo-Produto, método já utilizado para avaliação de outros eventos esportivos. A pesquisa ouviu corredores e frequentadores do evento, que foi disputado no feriado de Corpus Christi, entre 8 e 11 de junho. Moradores da capital fluminense e visitantes de outros municípios e estados brasileiros foram entrevistados.
Para se chegar ao cálculo do impacto econômico, o estudo levou em consideração os gastos de corredores e frequentadores relacionados ao evento. Nesta conta, entram aquisições como a inscrição para a prova, hospedagem, transporte, alimentação, lazer, compra de produtos licenciados ou souvenirs, entre outros itens. O estudo concluiu que o gasto médio por pessoa foi de R$ 1.734.
As despesas com alojamento, restaurantes e bares representaram aproximadamente 60% do total de R$ 137,2 milhões. Na sequência, aparecem custos com alimentação e compra de produtos (20%), entretenimento e lazer (14%) e transporte ou deslocamento interno (cerca de 5%).
O IFec RJ também concluiu que a Maratona do Rio 2023 gerou uma movimentação financeira total de R$ 355 milhões no estado do Rio de Janeiro, considerando gastos diretos, indiretos (que incluem as diversas rodadas de vendas de produtos utilizados como insumos intermediários na produção dos setores afetados pelos gastos) e induzidos (que considera o aumento do consumo das famílias resultante do aumento de renda produzido pelos novos gastos).
Por fim, o evento teve uma contribuição direta de R$ 173 milhões para o Produto Interno Bruto (PIB) do estado do Rio de Janeiro, gerou 2,8 mil empregos formais e informais entre permanentes ou temporários, e proporcionou um aumento de R$ 80 milhões na renda dos trabalhadores do estado.
“Estes números comprovam a relevância da Maratona do Rio para a cidade e para o estado do Rio de Janeiro, não somente em termos esportivos e de lazer, mas também quando olhamos o festival sob o aspecto econômico e turístico. A Maratona do Rio vem ganhando cada vez mais importância no calendário de grandes eventos da Cidade Maravilhosa, com a geração de novas oportunidades de negócios diretos e indiretos, e também pela experiência única que proporciona para corredores e frequentadores. Acreditamos que este impacto econômico será ainda maior nos próximos anos”, comentou Jued Andari, diretor da área de esporte da Dream Factory.