Pular para o conteúdo

Maratona do Rio reforça estratégia e amplia portfólio de produtos licenciados

Yopp terá os óculos oficiais da prova pela segunda vez, enquanto a Rikam produzirá as meias; as duas marcas contarão com estandes na Casa Maratona

Rikam fechou acordo de licenciamento para produzir as meias oficiais da Maratona do Rio - Divulgação

A Maratona do Rio decidiu reforçar a estratégia de apostar no licenciamento de produtos e aumentou o portfólio para a edição de 2025. Além da Adidas, com uma coleção de vestuário completa, incluindo quatro modelos de tênis, da estreia da Pink Cheeks no segmento de cosméticos e proteção solar e da Z2, que desenvolveu dois géis exclusivos para a corrida (caramelo e limonada), a prova ainda terá, pela segunda vez seguida, óculos produzidos pela Yopp, bem como meias oficiais fabricadas pela Rikam.

Lançada em 2019, a Yopp é uma marca brasileira de óculos esportivos com foco em performance para modalidades como corrida de rua, ciclismo, triatlo, corrida de montanha e esportes de areia. Para a Maratona do Rio 2025, a marca decidiu ampliar sua presença com uma coleção de 10 óculos licenciados, além de uma operação com dois estandes e ativações de experiência para corredores e visitantes da Casa Maratona, a Expo da prova, localizada na Marina da Glória.

Yopp terá coleção de 10 óculos licenciados na Maratona do Rio 2025 – Divulgação

“A Maratona do Rio envolve muita história, muitos valores, experiências. Não é só ir lá e correr. Tem uma representatividade muito forte, as pessoas gostam de consumir o produto. São valores que têm tudo a ver com a Yopp. Todo mundo quer estar na Maratona do Rio, e a gente tem muito orgulho de estar”, afirmou Felipe Davidovich Cusnir, sócio-diretor da Yopp.

Além de conhecer os novos modelos, quem visitar a Casa Maratona poderá interagir em ativações como uma prancha mecânica, uma prancha de surfe semelhante aos conhecidos touros mecânicos. Com o intuito de mostrar que os modelos da Yopp não caem do rosto, a marca ainda distribuirá vouchers para quem conseguir derrubar os óculos (sem usar as mãos) sem cair da prancha.

Por fim, no estande interno, além dos modelos licenciados da Maratona do Rio, também serão comercializados outros 55 modelos de óculos da marca.

“O estande externo, onde acontecem as principais ativações após a corrida, terá 50m² e deve ser um dos destaques da Expo. E o estande interno, próximo à Casa Maratona, também ficou maior, o que vai permitir à Yopp tanto gerar experiências com o público que se envolve com a Maratona quanto comercializar os óculos para quem vai correr ou já correu”, explicou Danilo Mendonça, head de experiências da agência Develop, responsável pelo projeto de planejamento e execução dos dois estandes da marca.

Rikam

A Rikam também estará no maior festival de corrida de rua da América Latina em 2025, que deverá reunir cerca de 60 mil atletas entre os dias 19 e 22 de junho, no Rio de Janeiro (RJ), em provas de 5km, 10km, 21km e 42km.

Fundada em 1966, a Rikam tem como diretriz utilizar apenas matéria-prima nacional. Desde 2017, a marca atua no mercado esportivo, fornecendo para as principais corridas de rua de todo o Brasil meias de poliamida com elastano, sem costura, cujo objetivo é permitir que o suor atravesse a malha e não permaneça em contato direto com a pele.

Para 2025, a Rikam ampliou sua parceria com a Maratona do Rio e, além de produzir cinco modelos de meias licenciadas da prova, terá pela primeira vez um estande na Casa Maratona, também sob responsabilidade de Develop.

“A meia tem uma importância enorme para o corredor. Ela ajuda na respirabilidade e absorção do suor, deixa o pé seco e, claro, evita bolhas. Usada corretamente, nossa linha de meias esportivas elimina quase completamente o risco de bolhas”, explicou Samar Garcia Salles, sócio-proprietário da Rikam.

“Nossa expectativa é de um aumento significativo no número de pessoas visitando nosso estande, por estarmos mais próximos da loja oficial da maratona, que também comercializa nossos produtos, que já estão em pré-venda no nosso site”, completou o executivo.