Mercado de calçados esportivos crescerá quase US$ 18 bilhões até 2026

A empresa britânica especialista em análise de mercado Technavio divulgou, nesta segunda-feira (24), um estudo sobre o crescimento da indústria de calçados esportivos nos próximos anos em todo o mundo. De acordo com a companhia, haverá um aumento de cerca de US$ 17,89 bilhões até 2026, o que significa dizer que o mercado será impulsionado anualmente 3,95% em média nos próximos quatro anos.

No relatório, destaca-se a evolução da indústria na região da Ásia-Pacífico, que concentrará 47% do crescimento total, com China e Japão na liderança. O aumento das vendas na região será de algo em torno de 3,3% anualmente. Fora dali, países como EUA, Alemanha e Reino Unido também ganharão força.

Segundo a Technavio, para se aproximarem cada vez mais dos consumidores, os fornecedores precisarão, nos próximos anos, se concentrar em táticas como procedimentos de entrega mais rápidos, customização em massa e personalização dos modelos. Isso porque um calçado esportivo feito sob medida é conveniente para clientes que desejam usar roupas adaptadas às próprias necessidades.

O relatório explica que um calçado personalizado aumenta o conforto, melhorando a forma como os pés, tornozelos, panturrilhas e as pernas em geral se movem. Pessoas com questões médicas ou problemas para encontrar o calçado esportivo certo podem se beneficiar de ter modelos fabricados sob encomenda. De acordo com o estudo, trata-se de uma tendência que deve se acentuar bastante nos próximos anos e ajudar a expandir o mercado.

Em relação às marcas, o relatório destaca gigantes como Nike, Adidas, Under Armour, Puma, Asics, Skechers e New Balance. Para a Technavio, entre os fatores que determinarão a preferência dos usuários no próximo quadriênio estão o método de produção dos calçados, o material utilizado e a tecnologia implementada.

Por último, quanto aos pontos de venda, a expectativa é de que os canais off-line cresçam até 2026, impulsionados por lojas de departamento e redes de varejo em que os usuários possam escolher entre diferentes modelos e preços. Apesar disso, as vendas on-line continuarão a desempenhar um papel fundamental para as empresas do segmento.

Sair da versão mobile