A Nike apresentou, nesta quarta-feira (29), em escala global, o novo Alphafly 3, principal tênis de performance da marca no running. O modelo chegará às lojas do mundo todo em 4 de janeiro. No Brasil, a marca informou que o produto estará disponível “no primeiro semestre de 2024”.
De acordo com a empresa, o Alphafly 3 é o calçado que passou pelo processo de testes mais exaustivo feito com qualquer tênis de corrida da Nike em toda a história. As principais características foram mantidas, em especial o tripé que engloba as unidades Air Zoom, a placa de fibra de carbono Flyplate e a espuma ZoomX.
No entanto, cada uma delas apresenta novidades. No caso da ZoomX, que cria uma sensação de amortecimento mais leve e foi desenhada para manter o atleta disposto em todos os quilômetros de uma maratona, as novidades são o fundo único e contínuo que liga o calcanhar à parte dianteira do pé, projetado para oferecer diversos padrões de passada e uma transição mais natural e suave entre calcanhar e ponta do pé; geometria totalmente nova na entressola, na região intermediária do pé e no calcanhar, onde a espuma foi retirada para reduzir o peso e garantir maior estabilidade; e um novo design minimalista, que retirou também espuma da entressola e do calcanhar, para que o material esteja presente apenas onde necessário, concentrando a carga nas unidades Air Zoom localizadas na parte dianteira.
No caso das unidades de Air Zoom duplas na parte dianteira do pé, que absorvem o impacto de correr na rua e devolvem a energia para o atleta, impulsionando a passada seguinte, a novidade é que a nova entressola foi estruturada para otimizar a relação entre os pés e as unidades em si. Em resumo, a ideia é que o Air Zoom trabalhe mais pelo atleta.
Por fim, a placa de fibra de carbono Flyplate por toda a extensão do tênis, feita para criar uma sensação de estabilidade e propulsão na parte inferior e ajudar a se mover com tranquilidade, tem como novidade o fato de estar mais larga na porção mediana dos pés, o que aumenta a estabilidade para o corredor.
O tênis ainda conta com uma nova sola externa Fast Shot de baixíssimo peso, que garante um bom nível de tração e contato com o solo. Na parte dianteira do pé, o padrão de tração é irradiado a partir dos círculos de cor que indicam a localização das unidades Air. E a nova parte superior Atomkit 3.0 serve para aumentar a firmeza e a ventilação dos pés, além de oferecer sustentação na parte intermediária, graças a um design leve e ventilado.
Segundo a Nike, o Alphafly 3 tem como objetivo oferecer velocidade na maratona, tendo sido projetado para ajudar os atletas a buscarem suas melhores marcas pessoais na distância, seja qual for o ritmo de corrida. O modelo foi validado por maratonistas de elite, entre eles o queniano Kelvin Kiptum, que bateu o recorde mundial na Maratona de Chicago deste ano justamente com o Alphafly 3 nos pés.
Com drop de 8mm e peso de 220g (tamanho 40 masculino) ou 176g (tamanho 37,5 feminino), o novo tênis não teve o preço de lançamento divulgado.