A Nike anunciou, nesta quinta-feira (23), a criação de plataformas voltada ao alto desempenho esportivo. Em uma iniciativa que inclui Jordan e Converse, a marca norte-americana divulgou quatro novas tecnologias.
O projeto busca acelerar o desenvolvimento de novas tecnologias centradas nos atletas de alto rendimento e impulsionar uma nova estrutura dentro da Nike, que une as áreas de inovação, design e produto.
A intenção é que as equipes compartilhem informações, tecnologias e métodos de produção para a criação de produtos que melhorem o desempenho esportivo.
“Tudo começa e termina com a voz do atleta, seus objetivos, desafios e motivações. Ao unirmos nossas áreas de criação em Nike, Jordan e Converse, estamos acelerando o progresso e aproveitando todo o nosso potencial para entregar produtos que elevam a performance”, disse Phil McCartney, diretor de inovação, design e produto da Nike.
Tecnologias
O anúncio inclui o lançamento de quatro novas plataformas de tecnologias voltadas para tecidos e calçados: Aero-Fit, Nike Mind, Projecto Amplify e Therma-Fit Air Milano.
A Aero-Fit é uma tecnologia de tecido, projetada para maximizar a absorção de suor e a capacidade de oferecer maior fluxo de ar, sendo, assim, voltada para o desempenho prolongado e de alta intensidade.
O tecido será utilizado em todas as camisas das confederações parceiras da Nike na Copa do Mundo de 2026, incluindo a seleção brasileira.
A Nike Mind, por sua vez, é uma plataforma baseada em neurociência para o desenvolvimento de calçados voltados para a ativação de receptores sensoriais nos pés.
Já o Project Amplify é um sistema de calçado com propulsão para corrida e caminhada, desenvolvido para “atletas do dia a dia”.
Por fim, a tecnologia Therma-Fit Air Milano foi criada para oferecer aquecimento dinâmico e controle térmico personalizado para atletas em todas as condições, sem ter que trocar ou adicionar peças.
“Nosso time, que trabalha todos os dias a serviço dos atletas, aliado a recursos como o Nike Sport Research Lab, nos permitirá entregar décadas de produtos disruptivos e avanços em performance”, acrescentou Phil McCartney.
