Pesquisa mostra perfil dos atletas amadores e profissionais do running no Brasil

Corrida de São Silvestre teve a 97ª edição realizada em 31 de dezembro de 2022, em São Paulo - Reprodução

O Ticket Sports, plataforma de venda de inscrições para eventos esportivos, divulgou uma pesquisa sobre o perfil dos atletas no mercado brasileiro de running. De acordo com os dados apurados, a participação das mulheres aumentou em relação ao ano anterior, mas ainda é bem menor do que a dos homens, sendo que o público feminino, em anos anteriores, era maioria.

“Um dos destaques da pesquisa é a discrepância da participação feminina com relação à masculina nos eventos esportivos, algo que mudou durante a pandemia e que, em 2022, ainda não retornou. Acredito que o mercado precisa criar políticas para devolver essa igualdade o mais rápido possível”

Daniel Krutman, CEO do Ticket Sports

A pesquisa foi realizada a partir de dados coletados durante todo o ano de 2022, por meio das inscrições realizadas na própria plataforma do Ticket Sports, e busca consolidar o perfil dos atletas amadores e profissionais do segmento de corrida de rua. Os tópicos abordados foram de perfil demográfico e comportamento de compra.

Confira abaixo as informações disponibilizadas pela pesquisa:

Perfil do público de eventos esportivos

Gênero: Masculino 55% | Feminino 45%

Região: Sudeste 63,3% | Sul 20,3% | Nordeste 5,7% | Norte 5,6% | Centro Oeste 5,1%

Faixa etária: 40 anos (a média de idade do público diminuiu um ano em relação a 2023)

Melhores dias e horários para compra: os melhores dias de venda de inscrições são os do início da semana, em especial as segundas e terças-feiras. Os melhores horários de venda são os do período da tarde (entre 13h e 18h).

As modalidades mais vendidas: entre as modalidades tradicionais, a corrida de rua sempre foi a preferida do público. Por ser democrática e entregar possibilidades que vão de 3km a ultramaratonas, a corrida consegue alcançar amadores e profissionais em um único lugar.

Modalidades que são tendências: nas modalidades não tradicionais, algumas categorias viraram tendência, como o futevôlei.

Formas de pagamento: apesar da forma de pagamento mais usada ainda ser o cartão de crédito, os pagamentos instantâneos ganharam mais espaço. As transações efetuadas via Pix aumentaram quase 10% desde o ano passado e já são maiores que as feitas por intermédio de boleto.

Parcelamento: os eventos com a opção de parcelamento mantiveram a porcentagem em relação ao ano anterior. Já as transações parceladas tiveram um aumento de 2,5%. Das opções de parcelamento, a preferência fica em 2x, 3x, 4x e 6x.

Aplicativo Ticket Sports: o app, lançado em fevereiro de 2022, já representa quase 10% de todas as compras realizadas no Ticket Sports. São mais de 130 mil downloads e um comportamento que deve ganhar mais espaço daqui para frente. As compras via desktop eram 48% no ano passado, já as via mobile representavam 52% da fatia.

Média de inscritos por pedidos: o número aumentou em relação a 2021. Agora, é de 1,94, sendo que o ticket médio diminuiu de R$ 140,41 em 2021 para R$ 118,45 em 2022.

Quantidade de pedidos por responsável pela inscrição: 64% seguem a tendência de uma inscrição por pedido, enquanto 36% contam com duas ou mais inscrições por pedido.

Sair da versão mobile