Vulcabras eleva receitas em 19,6% no primeiro trimestre de 2023, e faturamento atinge R$ 571,1 milhões

Under Armour é uma das marcas do portfólio da Vulcabras no mercado brasileiro - Divulgação

Gestora das operações das marcas esportivas Olympikus, Mizuno e Under Armour no mercado brasileiro, a Vulcabras divulgou, no início deste mês, os resultados financeiros relativos ao primeiro trimestre de 2023. O balanço mostrou um crescimento de 19,6% nas receitas operacionais brutas da empresa, em comparação aos três meses iniciais de 2022. O faturamento do grupo alcançou, neste ano, R$ 571,1 milhões.

Um dos destaques nos resultados da empresa foi o desempenho dos calçados esportivos, que tiveram crescimento de 18% no primeiro trimestre de 2023, movimento impulsionado pelos bons desempenhos de Mizuno e Under Armour no mercado brasileiro. No caso da marca norte-americana, a estratégia segue focada em seus dois principais nichos no país, que são as categorias de training e basquete. Já a Mizuno, que está há dois anos sob a gestão da Vulcabras no Brasil, tem reconquistado sua participação no mercado de running.

A Olympikus, marca própria da empresa, por sua vez, segue com a estratégia de apostar em produtos de maior valor agregado, caso do Corre Grafeno, lançado em 2022. Ela se manteve estável no mercado brasileiro, mas foi afetada negativamente com a queda nas exportações da companhia.

A divisão de calçados respondeu por 80,8% da receita operacional líquida da Vulcabras no primeiro trimestre de 2023, com um total de R$ 461,2 milhões. Apesar do crescimento alcançado por esse segmento na comparação com o mesmo período de 2022, sua participação relativa dentro do faturamento do grupo registrou uma leve queda.

Nos três primeiros meses de 2022, os calçados representavam 81,7% da receita líquida da Vulcabras (R$ 390,5 milhões). A razão para essa mudança percentual está no aumento do peso relativo da divisão de vestuário nos resultados da empresa, que cresceu de 10,2%, no início do ano passado (R$ 48,8 milhões), para 11,8%, no começo de 2023.

Os calçados esportivos responderam por 60,7% do volume bruto faturado da Vulcabras no primeiro trimestre deste ano, com 4,042 milhões de pares. Na comparação com os meses iniciais de 2022, houve reduções tanto em termos absolutos quanto relativos, que foram, respectivamente, de 4,083 milhões de pares e 63,6% naquele período.

Crise argentina

O demonstrativo financeiro da Vulcabras no primeiro trimestre de 2023 também mostrou um aumento significativo do peso das vendas para o mercado brasileiro, que hoje representam 91,9% da receita líquida da empresa, ou R$ 524,9 milhões. Nos meses iniciais do ano passado, a participação das vendas internas era de 86,2%, o equivalente a R$ 411,7 milhões.

Quando se compara o primeiro trimestre deste ano ao mesmo período de 2022, o crescimento das receitas obtidas no mercado brasileiro pela Vulcabras foi de 27,5%, movimento que ajudou a compensar a forte queda verificada nos resultados externos da companhia, de 30%.

No começo do ano passado, a empresa chegou a faturar R$ 66 milhões com vendas diretas ao mercado externo, que respondia por 13,8% das receitas da Vulcabras. Em 2023, a participação das exportações nos resultados da companhia caiu para 8,1%, ou R$ 46,2 milhões.

As explicações encontradas para essa perda de receitas externas está na crise da Argentina, principal destino das exportações da Vulcabras. De acordo com o comunicado feito pela empresa, distribuidores locais estariam encontrando dificuldades em obter licenças de importação ou constituir linhas de crédito, fatores que, segundo o documento, “praticamente travaram o negócio ao longo de todo esse trimestre”.

No restante da América Latina, questões como o aumento da inflação e a redução do consumo também impactaram negativamente os resultados da Vulcabras. Destaque para o Peru, destino importante das exportações da empresa, onde ocorreu uma redução nas vendas das filiais no primeiro trimestre de 2023.

Neste caso, a situação parece ter sido agravada pela permanente instabilidade política no país andino, aliada ao fenômeno climático conhecido como “El Niño Costeiro”, que afetou diversas cidades peruanas, ocasionando inundações e levando ao fechamento do comércio em algumas localidades.

E-commerce dispara

Se, por um lado, os resultados das exportações não são os mais animadores para a Vulcabras, a empresa não tem do que se queixar quando o assunto é o desempenho do e-commerce, que disparou.

Na comparação das receitas líquidas obtidas por essa modalidade de vendas nos primeiros trimestres de 2022 e deste ano, o salto foi de 120,4%, passando de R$ 23 milhões (4,8% do faturamento total) para R$ 50,7 milhões (8,7%).

Outros números relevantes

Atualmente, o valor de mercado da Vulcabras está em cerca de R$ 3 bilhões. Entre os números divulgados no balanço financeiro da empresa relativos ao primeiro trimestre deste ano, está o aumento de 34% no lucro bruto, atingindo R$ 225,3 milhões.

A margem bruta, por sua vez, registrou um aumento de 4,3 pontos percentuais, chegando a 39,5% no início de 2023. Já o lucro líquido alcançou R$ 83,6 milhões no primeiro trimestre deste ano, em comparação com o mesmo período de 2022.

Por fim, o lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) da Vulcabras cresceu 39,8% em comparação aos três primeiros meses do ano passado, alcançando R$ 116,9 milhões.

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