Sem contar com a Globo e o patrocínio de bancos, a 97ª edição da Corrida Internacional de São Silvestre dará novamente um prêmio mais enxuto a seus participantes da elite. No próximo sábado (31), quando mais de 20 mil atletas percorrerem os 15km da prova de corrida de rua mais tradicional do Brasil, os corredores da elite disputarão o prêmio máximo de R$ 54.600,00.
O valor praticamente não teve variação em relação ao da prova de 2021, quando a São Silvestre retomou após um ano parada por causa da pandemia e pagou R$ 54 mil para o vencedor de cada uma das categorias (masculino e feminino).
No total, a edição de 2022 da prova dará R$ 277.700,00 para seus atletas de elite, um aumento de apenas R$ 1.700,00 em relação à premiação da edição de 2021.
O prêmio está muito abaixo do que a própria São Silvestre pagava até 2019, último ano da realização da prova antes da pandemia. Na ocasião, o queniano Kibiwott Kandie e a queniana Brigid Kosgei faturaram, cada um, R$ 94 mil pela conquista da corrida. No total, foram R$ 461 mil divididos entre os corredores.
Saída da Globo. E dos bancos
O que mudou desde então? Até 2019, a Rede Globo era parceira comercial da Fundação Cásper Líbero na realização da São Silvestre. A empresa de mídia era responsável por comercializar o pacote que envolvia entrega de publicidade tanto na prova quanto na TV.
Com a pandemia, a Globo desistiu de algumas parcerias, entre elas a da São Silvestre, cujo contrato foi encerrado em 2020, quando não houve a realização da prova pela primeira vez desde 1925.
A saída da emissora causou a perda do maior patrocinador da corrida, que era sempre uma instituição financeira. Até 2016, a Caixa Econômica Federal era a maior apoiadora do evento. De 2017 a 2019, o Bradesco foi quem financiou boa parte da corrida.
O banco e também as marcas Piracanjuba e Rexona, que eram patrocinadores conquistados pela Globo dentro do projeto “Verão Espetacular” organizado pela emissora, deixaram de apoiar a São Silvestre. Mesmo assim, a Globo transmitirá a prova no próximo sábado (31), a partir das 7h30. A corrida, aliás, faz parte do projeto de eventos esportivos de verão que embalam o começo de ano da emissora.
A perda do principal parceiro comercial fez com que a Yescom e a Cásper Líbero tivessem de buscar os patrocinadores da São Silvestre. Atualmente, a prova conta com sete parceiros principais (Comgás, Dorflex, Café 3 Corações, NewOn, Assaí, Drogaria São Paulo e Smart Fit) e outros dez apoiadores.